Maceió

Motociclistas fazem "buzinaço" na porta do DMTT após flagrante de viatura derrubando mulher

TNH1 | 13/09/24 - 10h48
Reprodução/Vídeo

Um grupo formado por dezenas de motociclistas realiza um protesto na manhã desta sexta-feira (13), em frente ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), no Tabuleiro do Martins, menos de um dia depois de uma mulher ser atingida por uma viatura do órgão municipal e cair da moto em trecho da BR-104, próximo à Ufal. A vítima ficou ferida e foi levada ao hospital.

Confira imagens do protesto:

Os motociclistas se concentram na frente do DMTT depois de uma "convocação" por redes sociais e promovem um "buzinaço" para chamar a atenção das autoridades. O grupo age com revolta depois do vídeo (veja mais abaixo) do flagrante viralizar. Nele, é possível ver a queda da mulher do veículo no momento em que a viatura vira para o lado esquerdo. 

"Concentração às 9h da manhã na Tupan da Fernandes Lima. Saindo às 9h30 para a frente do DMTT. Nosso classe é forte, vamos mostrar que eles não podem fazer o que querem. Várias autoridades de vários países estão na cidade. Essa é a hora perfeita para um protesto", disse a mensagem compartilhada em diversos grupos de WhatsApp.

No fim da manhã, houve um princípio de confusão entre manifestantes e agentes do DMTT. O vídeo abaixo mostra alguns servidores municipais tentando retirar os motociclistas da avenida e há reação deles. 

O protesto travou o trânsito para quem segue pela Avenida Durval de Góes Monteiro e não há previsão para término do ato. 

O que disse o DMTT

Sobre o protesto, nesta manhã, o Departamento ainda não se pronunciou. Porém, sobre o vídeo que mostra a colisão entre viatura e moto, o órgão municipal se defendeu ao relatar que a manobra de "zigue-zague" é procedimento padrão para casos de escolta de autoridades. O DMTT alegou que, no momento, a equipe escoltava a ministra da Juventude e Modernização de Portugal, para o G20. 

O DMTT informa que o acidente envolveu uma motocicleta e uma viatura que realizava a escolta da ministra da Juventude e Modernização de Portugal, para o G20. 

A escolta é intransponível e a colisão veio a acontecer devido à motocicleta desrespeitar a distância e tentar acessar o espaço da célula da escolta. Por questões de segurança, outra viatura foi acionada. 

A manobra em zigue-zague é definida em manual policial para a segurança, quando algum veículo tenta avançar para dentro do comboio.

Foi acionada uma outra equipe do DMTT para ir até o local de acidente, de onde foi constatado que a condutora da motocicleta teve ferimentos leves e levada por uma unidade da SAMU ao HGE.

O DMTT e a PRF estão desde a última terça-feira (11) divulgando orientações à população a fim de manterem os cuidados no tráfego durante a passagem das escoltas do G20 em Maceió, inclusive com a orientação de não seguir os veículos batedores.

Veja o vídeo:

O que diz o CTB

Quem fura o bloqueio feito por autoridades no trânsito está sujeito a uma infração, segundo o artigo 205 do CTB. "Ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, préstito, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes", mostra a lei.

A infração é considerada leve e penalidade é multa. Porém, o CTB não diz se o veículo usado pela autoridade pode derrubar o outro caso o bloqueio seja violado. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de Alagoas.