Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi visto por policiais empinando uma motocicleta na tarde dessa terça-feira, 02, na Avenida Vereador João Saturnino de Almeida, no bairro Boa Vista, em Arapiraca. Segundo informações do relatório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o suspeito ainda está em processo de retirada da primeira habilitação e o licenciamento do veículo está atrasado.
Veja, abaixo, o que se sabe até o momento:
- Uma viatura pertencente ao 3º Batalhão estava em patrulhamento quando flagrou o homem empinando a motocicleta;
- Em meio ao flagrante, a polícia o acompanhou até a Rua Jardim de Maria, no bairro Verdes Campos, quando o parou e foi feito uma busca pessoal;
- No local, o suspeito informou que estava em processo de retirada da primeira habilitação. Além disso, também foi descoberto que o veículo estava com o licenciamento atrasado;
- Outras infrações de trânsito foram constatadas, mas não foram divulgadas.
Ao ser informado que seria feito um procedimento administrativo de trânsito e que seu veículo seria conduzido até o pátio do Detran de Arapiraca, o suspeito teria tentado subornar a guarnição policial. Diante do ocorrido, foi dada voz de prisão por direção perigosa e corrupção.
Veja, abaixo, o que o Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevêem sobre as condutas ilícitas cometidas:
- De acordo com o artigo 244, Inciso III, conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor realizando malabarismo e/ou se equilibrando em uma das rodas (ou seja, empinando) é uma infração gravíssima. A multa tem o valor de R$ 293,47 e, além dela, o infrator terá a suspensão do seu direito de dirigir.
- O candidato que está em processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem apenas uma possibilidade de dirigir: portando a LADV, durante as aulas práticas e com o instrutor de trânsito. Assim, conforme o artigo 8, parágrafo 4º, se o candidato for encontrado conduzindo o veículo em desacordo com o disposto, terá a LADV suspensa pelo prazo de seis meses.