Morreu nesta sexta-feira, José Vieira, o dono do tradicional Caldinho do Vieira, um dos bares mais tradicionais de Maceió e que durante 47 anos funcionou no bairro do Pinheiro. O anúncio feito nas redes sociais causou comoção de amigos e frequentadores do bar, que se tornou patrimônio imaterial do Estado, em 2021.
LEIA TAMBÉM
“Triste Notícia. Senhor Vieira é um ícone em Maceió. Por muitos anos o seu estabelecimento foi ponto de encontro e referência de muitos alagoanos”, disse um frequentador em uma postagem. Até o momento a família não divulgou horário e local do sepultamento.
História e Tradição - Vieira fechou o bar, que funcionava no bairro do Pinheiro, por causa da instabilidade do solo provocada pela mineração da Braskem. O estabelecimento era uma referência na capital e seu carro-chefe deu nome ao lugar. Vieira trouxe a receita do caldinho de feijão do restaurante da família, em Pão de Açúcar, e caiu nas graças de maceioenses e visitantes.
Trajetória – Vieira chegou em Maceió ainda jovem, seu primeiro emprego foi na Casas José Araújo, e ganhava prêmio de primeiro lugar como vendedor de tecidos, depois enveredou na vida de taxista. Como a nova profissão não rendia muito, em paralelo abriu uma mercearia, com sua esposa Rita de Cassia Vergetti dos Anjos. Os fregueses começaram a pedir petisco, aí entrou em cena o caldinho do feijão, uma receita de Maria José Viana, lá de Pão de Açúcar. (Retirado do blog da Nide Lins)
Vieira e seu caldinho foram destaque no Blog da Nide Lins, no TNH1.
+Lidas