Um dos trigêmeos, nascidos de forma prematura na noite da última terça-feira no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA), não resistiu e morreu na manhã desta quinta-feira, ainda no hospital.
LEIA TAMBÉM
A informação foi confirmada à produção da TV Pajuçara, afiliada da Record TV em Alagoas, pelo avô das crianças, Baltazar Teles, que não entrou em detalhes sobre qual das crianças morreu.
Ele disse ainda que no começo da tarde de ontem o hospital comunicou que uma vaga havia surgido, mas com previsão para o final da noite de ontem.
Em nota, a chefia do setor de Urgência e Emergência informou que os bebês eram prematuros "extremos" com "baixo peso severo e alto risco de infecção", e que no dia do nascimento, a UTI Neonatal estava superlotada, mas que eles foram atendidos no Centro Obstétrico.
Confira a nota na íntegra:
Nota à imprensa
O Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes esclarece que os RN"s nascidos no dia 13.02.2018 eram pré maturos extremos, baixo peso severo e alto risco de infecção. No dia do nascimento a Uti neonatal encontrava-se superlotada (14 RNs de 10 leitos contratualizados), entretanto, todos os RNs foram assistidos e atendidos nas suas demandas dentro do Centro Obstétrico onde aguardavam internados por 24h até conseguirmos encaminhá-los a Uti neo.
Vale ressaltar que o problema da falta de leitos da Uti neo natal não é só do HUPAA, visto que existe um sistema municipal de regulação de vagas interhospitalar, o CORA, e que o mesmo foi acionado quando do nascimento dos RNs estava ciente da situação, entretanto não havia nenhuma vaga de Uti disponível no município.
Apesar da gravidade do caso já presumida desde a indicação da cesariana, o Hospital está prestando toda a assistência necessária.
Monik K. Santos Lima
Chefe do Setor de Urgência e Emergência
HUPAA-UFAL/EBSERH
LEIA MAIS
+Lidas