Morre ex-deputado Luiz Dantas, pai do governador Paulo Dantas

Publicado em 05/03/2025, às 14h12
Foto: Ascom ALE
Foto: Ascom ALE

Por TNH1

Faleceu nesta quarta-feira, 05, o ex-deputado Luiz Dantas (MDB). Pai do governador Paulo Dantas, ele foi político de longa carreira, tendo cumprido três mandatos como Deputado Federal e dois mandatos como Deputado Estadual, chegando a presidir a Assembleia Legislativa.

Ele faleceu aos 76 anos, em um hospital de São Paulo.

Agrônomo por formação, Dantas comandou também a Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas, e a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado.

No Congresso Nacional, destacou-se pelo seu envolvimento com a Transposição do Rio São Francisco, como titular do Grupo de Trabalho criado para tratar do tema.

Na Câmara dos Deputados foi titular e suplente de diversas comissões, incluindo as de Agricultura e Política Rural, Economia, Indústria e Comércio, e Finanças e Tributação, além de integrar a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização como suplente. Também esteve presente em comissões especiais, como a PEC nº 57/95, sobre o voto facultativo, e a PEC nº 308/96, sobre a acumulação de emprego público, onde exerceu o cargo de Primeiro-Vice-Presidente.

Políticos e entidade lamentam

Por meio de seu perfil no Instagram, o ministro dos Tranportes, Renan Filho, lamentou o falecimeno de Luiz Dantas. "Ao mei amigo Paulo Dantas e a todos os familiares, meus profundos sentimentos".

O senador Renan Calheiros (MDB) foi outro que lamentou o falecimento do Luiz Dantas, a quem tratou como "meu amigo pessoal", em seu perfil no Instagram.

Em nota, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e o vice-prefeito, Rodrigo Cunha, ressaltaram o legado de Luiz Dantas, de trabalho e compromisso público com Alagoas e com os alagoanos. Leia:

O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito Rodrigo Cunha, lamentam o falecimento de Luiz Dantas, um político que deixa um legado de trabalho e compromisso público com Alagoas e com os alagoanos. Exerceu os mandatos de deputado estadual e federal, foi secretário de Estado e um defensor nato da bacia leiteira alagoana. Nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos.

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) decretou luto de três dias. "Com uma vida pública dedicada ao desenvolvimento do estado, Luiz Dantas construiu uma história de compromisso e trabalho. A FAF se solidariza com o governador Paulo Dantas, seus familiares e amigos neste momento de dor", diz trecho da nota publicada no site da entidade.

Da mesma forma, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do secretário Flávio Saraiva, ressaltou a trajetória marcante do ex-deputado Luiz Dantas em nota oficial.

Gostou? Compartilhe