Moradores reclamam de danos a equipamentos em fiscalização da Equatorial, em Paripueira

Publicado em 10/06/2022, às 17h47
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Por Redação TNH1

Moradores do Loteamento Porto Belo, em Paripueira, Litoral Norte de Alagoas, estão 'revoltados' com as ações de fiscalização da Equatorial nas residências da região. O problema segundo os moradores, não é a fiscalização em busca de ligações clandestinas, mas a forma como ela vem sendo feita pelos técnicos da empresa. 

“Os moradores estão revoltados, os técnicos da Equatorial chegam logo cedo, arrancam a proteção de acrílico do contador de energia e deixam jogada no chão. Foi assim que encontrei a minha, na calçada da minha casa. E assim também acontece nas outras residências”, conta um morador, que pediu para não ter a identidade revelada. Por meio de vídeos enviados à redação do TNH1, é possível ver a equipe da Equatorial chegando à Quadra A do loteamento, às 5h42 do último dia 7. Outras imagens mostram os equipamentos danificados.

Segundo ele, após fazer o serviço, os técnicos da Equatorial vão embora e deixam as caixas do medidor de energia abertas. “Ainda mais nessa época de chuva. Temos medo de um curto-circuito, ou até mesmo de sermos vítimas de uma descarga elétrica”, continua o morador.

“A Resolução 414 da Anel, em seu parágrafo 7, diz que, para fazer esse tipo de fiscalização, o técnico precisa da presença do dono do imóvel, não pode fazer de qualquer jeito, sem a nos avisar”, reclama o morador.

Ainda de acordo com ele, os moradores estão organizando uma vigília para esperar os técnicos da Equatorial. “Os moradores estão revoltados, tenho até medo de que possa haver uma confusão”.

A reportagem do TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial e a empresa informou que aguarda irá apurar a situação.

Veja a nota na íntegra:

"Sobre o relato em relação a conduta da equipe durante inspeção no Loteamento Porto Belo, em Paripueira, a Equatorial Alagoas informa que as equipes são orientadas a deixar as instalações da mesma forma que foram encontradas e que irá apurar a situação. Orienta ainda que nos casos em que a tampa de medição não foi reposta, que os clientes entrem em contato com a Central 0800 082 0196 para que seja feita a reposição. 

 A Distribuidora esclarece que as inspeções são feitas de forma rotineira em dias de semana e final de semana, não só apenas no período diurno como também no período noturno, com o objetivo de assegurar a qualidade do fornecimento e a segurança das instalações. 

A verificação periódica dos medidores de energia elétrica, instalados nas unidades consumidoras, é efetuada segundo critérios estabelecidos na legislação, independente do horário em que a atividade será realizada. A Distribuidora ressalta, que durante as inspeções as equipes de campo não realizam a abordagem aos consumidores, pois estão apenas fazendo uma verificação do funcionamento dos equipamentos.

Esclarece ainda que apenas quando são identificadas irregularidades durante as inspeções, é que os clientes são notificados e o serviço realizado na presença do responsável pelo imóvel".

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