Moradores dos bairros de Bebedouro e Mutange realizam um protesto na Rua General Hermes, principal do Mutange, em frente à unidade da Braskem, na manhã desta terça-feira (28). Segundo informações da população, eles estão cobrando por mais atenção dos órgãos públicos e da Braskem sobre o afundamento de solo que atinge a região.
LEIA TAMBÉM
Eles também reclamam que o aluguel social recebido por moradores do bairro é de R$ 250, diferente do valor pago a quem mora no Pinheiro. A população local interditou a rua, deixando o trânsito lento nas imediações. O VLT também parou de trafegar pelo bairro.
Bandeiras e faixas são utilizadas no protesto, que também conta com a participação de moradores do Pinheiro.
Uma reunião foi marcada com as lideranças do bairro às 10h da manhã.
Sobre o protesto, a Defesa Civil de Maceió informou que que a Ajuda Humanitária concedida pelo Governo Federal não inclui até o momento os bairros de Bebedouro e Mutange e que já foi solicitada à Defesa Civil Nacional a inclusão dos moradores das áreas afetadas pela instabilidade de solo no aluguel social federal.
"Sobre o auxílio-moradia de R$ 250,00 que alguns moradores do Mutange recebem, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o benefício eventual é ofertado por meio da Lei 7.699/2014, previsto em casos de vulnerabilidade social, não tendo relação com a Ajuda Humanitária concedida pelo Governo Federal à situação de emergência do Pinheiro".
A Braskem foi procurada e, em nota, se manifestou sobre o protesto. Confira na íntegra:
A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica e se solidariza com os moradores do Pinheiro, Bebedouro e Mutange. Reafirmamos a nossa prioridade com a segurança das pessoas e é por isso que estamos implementando um conjunto de medidas de emergência acordado com os ministérios públicos Federal, Estadual e do Trabalho, o CREA, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Maceió. São soluções de engenharia e serviços como o GPS de alta precisão e a nova estação meteorológica. Continuaremos trabalhando junto com as autoridades no sentido de adotar ações que visem a segurança dos moradores. A Braskem tem uma história de mais de 40 anos no Estado com o contínuo compromisso com a sociedade alagoana.
*Estagiária sob supervisão da editoria
LEIA MAIS
+Lidas