No Piauí, moradores do assentamento Araras, no município Amarante, localizado a 127 km de Teresina, improvisaram um 'lockdown' com o intuito de proteger cerca de 50 idosos e pessoas de risco que moram na comunidade da propagação do coronavírus.
LEIA TAMBÉM
Segundo a técnica em enfermagem do assentamento, Carmem Pereira, 45, no local moram 75 famílias, cerca de 50 idosos, 90 crianças, além de pessoas com diabetes e em tratamento de hemodiálise.
“Fechamos todo o assentamento com arame farpado e colocamos moradores em pontos estratégicos para evitar a entrada de pessoas estranhas na comunidade. Eles seguram cartazes informando a proibição e pedindo para que fiquem em casa”, afirmou Carmem.
Em um dos cartazes está escrito: "Comunicamos a todos que estamos proibindo a entrada de estranhos em nossa comunidade devido à pandemia de Covid-19. Aos casos de exceção, por favor usem máscaras. Gratos pela compreensão #FiquemEmCasa".
No entanto, mesmo com a proibição de entrada, só é permitido a entrada de profissionais da saúde, segurança e justiça, desde que estejam usando máscara.
O "Lockdown" é uma expressão em inglês que significa "bloqueio total", no contexto de pandemia. A medida é uma ação mais radical para controlar e limitar a circulação de pessoas.
LEIA MAIS
+Lidas