Moradores de Bebedouro, um dos cinco bairros afetados pelo afundamento de solo Maceió, voltaram a protestar nesta quarta-feira (28) contra o que chamam de descaso e falta de compromisso da Prefeitura com a região. Desta vez, o protesto foi de moradores da comunidade conhecida como Quebrada. Os manifestantes bloquearam a Avenida Cícero de Góes Monteiro, a principal via do bairro, gerando um grande congestionamento.
LEIA TAMBÉM
"Primeiramente, quero pedir desculpas aos civis que estão incomodados com o protesto, mas a causa é justa. O que acontece: em 2022 foi homologado um termo de acordo que defende a requalificação do Flexas e da Quebrada, que é a nossa comunidade, mas houve uma divisão de responsabilidades. Os Flexais ficaram sob responsabilidade da Braskem, que está executando as obras de melhorias, e nossa comunidade recebeu um aporte de 64 milhões para investimentos nas encostas, e em dois anos nada foi feito", disse um morador identificado como Paulo em entrevista ao jornalista Hélio Góes, da Rádio Pajuçara FM.
Moradores fecham via em Bebedouro em protesto contra a Prefeitura
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) August 28, 2024
Leia no https://t.co/ISNKNSrzV2 pic.twitter.com/O9B5r0brky
A comunidade Quebrada fica numa área de risco e sofre com o deslizamento de barreiras principalmente no período chuvoso. "Só este ano, foram condenadas 11 casas, onde isso vai parar? Vai ser preciso acontecer alguma morte para que façam os serviços aqui?", denuncia o morador indignado.
A condição dos moradores para liberar o tráfego é uma reunião com gestores da Prefeitura de Maceió.;
"Queremos uma reunião com o prefeito JHC, com o secretário da Seminfra [Secretaria Municipal de Infraestrutura] Livio Lima e com o coordenador-geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre. Esse é nosso pleito para desobstruir a via nesse momento. mais empatia e responsabilidade para conosco", complementou o morador.
O TNH1 entrou em contato com a Prefeitura de Maceió e foi informado que a obra da encosta está no calendário de ações da Seminfra; leia a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) esclarece que a obra de contenção de encosta na região já está prevista entre as ações do órgão, com licitação já executada e aguardando apenas o fim dos trâmites burocráticos legais para o início dos serviços. A secretaria reforça, ainda, que representantes dos moradores se reunirão com o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima, ainda nesta manhã (28).
Já o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou, às 9h37, que a via foi liberada.