Neste final de semana, dias 26 e 27 de novembro, a partir das 9h, moradores do Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, em Maceió, e voluntários da empresa Vivo, unirão forças em um mutirão que irá transformar uma das praças do bairro.
LEIA TAMBÉM
O espaço ganhará equipamentos de ginástica, melhorias na quadra de esportes, parquinho para as crianças com casinha, balanços e novos escorregadores, área de convivência arborizada e palco com arquibancada para apresentações da comunidade, além de pintura e paisagismo.
As melhorias foram escolhidas pelos moradores da região, que planejaram juntos a ação e agora preparam a transformação do local. Voluntários de todas as idades e regiões da cidade estão convidados a participar do mutirão. O projeto Vivo a Praça é uma iniciativa da Vivo e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió.
A expectativa da comunidade é reunir cerca de 250 pessoas para o mutirão. Cada um poderá exercer o seu talento em atividades como pintura, carpintaria, jardinagem ou ainda alimentação, auxiliando na preparação do almoço e lanche dos voluntários.
Os que quiserem contribuir com materiais também podem levar equipamentos de jardinagem, marcenaria, alvenaria, pincéis e luvas. Para identificar as melhorias desejadas pela comunidade, a Vivo promoveu um curso de capacitação, que auxiliou os participantes a identificar as oportunidades e recursos (humanos, financeiros e físicos) disponíveis na região.
“O Vivo a Praça promove o empoderamento coletivo para a transformação de espaços voltados à comunidade. Nossa experiência em outras praças recuperadas por este projeto é que, a partir do momento em que o cidadão realiza melhorias com as próprias mãos, sem depender do poder público ou privado, passa a se apropriar do ambiente e cuidar dele ciente de que também é seu. E é isso que torna o projeto permanente e sustentável”, revela a Diretora de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.
Outra característica do Vivo a Praça é unir pessoas de diferentes idades, inclusive crianças, em torno de um objetivo comum, para tornar a praça um local mais seguro e agradável para conviver. “Percebemos que algumas lideranças que antes atuavam isoladas agora trabalham juntas em torno do projeto, o que beneficia toda a comunidade”, conta a executiva da Vivo.
Metodologia
A iniciativa da Vivo segue a metodologia Oasis, que convida a comunidade a reunir os seus talentos, descobrir um sonho coletivo e a colocar a mão na massa para transformá-lo em realidade. Em Maceió, esta etapa do projeto aconteceu na primeira semana de novembro. A cidade é a terceira no Nordeste a ser beneficiada com o projeto, que já passou por Aracaju e João Pessoa. Em dezembro, será a vez de Recife receber a iniciativa.
Confraternização
A celebração de entrega do espaço revitalizado está prevista para o dia 04 de dezembro, a partir das 10h da manhã e será marcada por uma intensa agenda de atrações culturais. Nesta data, estão previstas diversas atividades culturais que serão desenhadas em conjunto com a comunidade. Quem quiser saber mais sobre o projeto pode acessar o site vivotransforma.com.br
Abrangência
Em 2016, o projeto Vivo a Praça irá beneficiar 14 espaços públicos em todo o país. O projeto, que integra a plataforma Vivo Transforma, nasceu em 2014 na Vila Madalena, em São Paulo, e já recuperou 21 praças em 12 cidades brasileiras.
Serviço
Mutirão na Praça Central da quadra H - Conjunto Carminha
Bairro Benedito Bentes – Maceió/ AL
Data: 26 e 27/11, das 9h às 19h
+Lidas