Moradores de Marechal bloqueiam trecho da AL-215 em protesto por falta de água e de infraestrutura

Publicado em 18/07/2023, às 07h14
Reprodução
Reprodução

Por TNH1 com TV Pajuçara

Um grupo de moradores do município de Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió, bloqueou um trecho da AL-215, em protesto pela falta d'água e para cobrar uma melhoria na infraestrutura na região da Praia do Francês, pois segundo ele, ainda há residências afetadas pelas fortes chuvas que caíram no segundo fim de semana de julho. O trânsito ficou parado no início da manhã desta terça-feira, 18, para quem trafega entre o Francês e o Centro de Marechal. Às 9h20, o Gerenciamento de Crises da Polícia Militar confirmou que o trecho da rodovia foi desobstruído por completo, depois de negociação com os moradores.

Como mostram as imagens acima, pneus e pedaços de madeira foram colocados atravessados na pista para impedir a passagem de veículos, em um primeiro momento. Por volta das 7h30, os manifestantes atearam fogo nos materiais e logo uma cortina de fumaça se formou no céu. O protesto aconteceu próximo ao Trevo do Francês e provocou um congestionamento de veículos de grande e de pequeno porte.

"O pessoal se juntou para protestar pela falta de diálogo com a prefeitura, com a BRK, e contra todo o descaso que estamos enfrentando. É falta de fornecimento de água, é falta de estrutura... Tem gente com água dentro de casa até hoje, com lixo, mato... Estão aparecendo jacaré, cobra, tudo aparece", disse um morador à TV Pajuçara no momento da manifestação.

A Polícia Militar esteve no local, por meio dos batalhões do Gerenciamento de Crises, da Polícia Rodoviária e da 5ª Companhia Independente, e os dois sentidos da pista foram desbloqueados após mais de duas horas de protesto.

A Prefeitura de Marechal Deodoro informou que está ciente dos problemas de fornecimento de água na localidade, mas reiterou que o abastecimento é de responsabilidade da BRK Ambiental. Além disso, o Município destacou que obras de pavimentação e de drenagem de diversas ruas serão iniciadas em breve.

"A Prefeitura de Marechal Deodoro esclarece que está ciente da falta de água na região do Francês, mas reitera que o abastecimento e fornecimento de água no município é de responsabilidade da concessionária BRK desde setembro de 2021, e que o poder de fiscalização e eventuais penalizações recaem sob responsabilidade da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). Em tempo, a Prefeitura informa que um pacote no valor de R$ 17 milhões em obras de pavimentação e drenagem de diversas ruas do Francês (incluindo os Loteamentos Encontro do Mar e Luar do Francês) foi anunciado pela gestão municipal nesta segunda-feira (17), garantindo mais qualidade de vida, mobilidade urbana e respeito aos moradores da região", mostra o comunicado oficial.

Também por meio de nota, a BRK Ambiental se posicionou sobre a reclamação da população. "A BRK informa que todos os sistemas de abastecimento de água em Marechal Deodoro operam normalmente. A empresa está em contato com os moradores e tenta uma agenda com as lideranças do protesto desde essa segunda-feira (17) para entender as reivindicações, que são pontuais. A empresa informa ainda que, no último fim de semana, foram registradas intercorrências que resultaram em paralisações emergenciais. No Francês, uma instalação de postes pela distribuidora de energia elétrica atingiu algumas redes de distribuição de água e ocasionou um vazamento de grande porte na região, que foi reparado pelas equipes técnicas. Além disso, a BRK trabalhou na substituição da adutora de água tratada que abastece Massagueira. A tubulação de 160 metros que fica submersa na Lagoa Manguaba havia sido rompida e as equipes concluíram o serviço em menos de 48 horas, enquanto dezenas de caminhões-pipa foram enviados para o atendimento emergencial da população".

Investimento em obras de pavimentação e de drenagem em ruas - Nessa segunda-feira, 17, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, anunciou um pacote no valor de R$ 17 milhões para obras de pavimentação de várias ruas da Praia do Francês. O anúncio contou com a participação de moradores e representantes da comunidade.

“Nós estamos fazendo a licitação para poder concluir a pavimentação das ruas da Praia do Francês, com drenagem, dando toda a infraestrutura necessária para que possamos minimizar o sofrimento dos moradores da região nos meses de chuva”, afirmou.

Segundo a prefeitura, entre as vias que serão contempladas pela licitação estão: Rua Tainha, Rua Merluza, Rua Caramujo, Rua Guaiamum, Rua Camarão, Loteamento Encontro do Mar e Loteamento Luar do Francês.

“Nosso programa pavimentação já pavimentou mais de 220 ruas por toda a cidade, e seguirá levando mais qualidade de vida, mobilidade urbana e respeito a todos os moradores de Marechal Deodoro, especialmente os do Francês”, finalizou o prefeito.

Gostou? Compartilhe