Os moradores do bairro Ipioca, em Maceió, estão reunidos em protesto na manhã desta segunda-feira (31), para reivindicar a falta d'água, que segundo eles, já dura meses na região. A rodovia AL-101 Norte foi bloqueada e a Polícia Militar foi acionada, através do Gerenciamento de Crises, para controlar a situação no local.
LEIA TAMBÉM
O protesto foi organizado por moradores e comerciantes da região, que reclamam do serviço atual da empresa de abastecimento de água do estado, BRK Ambiental. Eles destacaram que a falta de água é recorrente e que não há assistência da empresa responsável.
Os manifestantes fecharam a Rua Josefa Gomes com galhos de árvores, pneus queimados e madeiras, a deixando inacessível. Durante a manifestação, houve gritos de ordem contra a BRK pela suposta falha no abastecimento de água.
O TNH1 conversou com o proprietário de um restaurante da cidade, Waldemar Casseze, que disse que tanto ele quanto os clientes estão prejudicados com o descaso.
“Estamos há diversos dias sem água, a gente liga para a Central e eles só emitem protocolos, disseram que iam mandar um caminhão pipa, mas não mandaram. Eu tenho um restaurante, mas fora isso, têm pessoas idosas que moram aqui e que dependem desse recurso para tudo, mas até agora nada", disse.
Em nota, a BRK informou que a região de Ipioca possui limitações no sistema de abastecimento, anteriores à chegada da concessionária, e que já implementa ações para melhoria da situação.
Na última sexta-feira (28), foi realizada uma reunião com as lideranças comunitárias do bairro para entender as demandas e reforçar como está sendo a atuação da empresa.
Confira a nota na íntegra:
"A BRK informa que a região de Ipioca possui limitações no sistema de abastecimento, anteriores à chegada da concessionária, e já implementa ações para melhoria da situação. Na última sexta-feira (28), uma reunião com as lideranças comunitárias do bairro foi realizada para entender as demandas e reforçar como está sendo a atuação da concessionária.
Equipes da BRK já constataram que a baixa pressão dos poços e vazamentos devido à diversas ligações clandestinas na tubulação são alguma das causas que têm interferido no abastecimento da região. Além disso, o bairro conta com várias redes obstruídas, que já estão sendo substituídas.
A BRK entende a situação da região e continua garantindo o abastecimento por meio de caminhões-pipa, sendo essa uma fase intermediária até que a infraestrutura de saneamento do bairro seja implementada com o avanço do processo de concessão. Apenas nos últimos 15 dias, foram enviados 54 carros pipa, totalizando mais de meio milhão de litros de água fornecidos".
*Estagiária sob supervisão
LEIA MAIS
+Lidas