Moradores da Massagueira denunciam qualidade da água

Publicado em 16/01/2023, às 16h40
Reprodução
Reprodução

Por Ana Oliveira*

Os moradores da localidade conhecida como Mucuri, no povoado Massagueira, em Marechal Deodoro, denunciam a qualidade da água que abastece a comunidade. Além de enfrentar vários períodos sem uma gota nas torneiras, quando a finalmente chega a água é imprópria para consumo.

"A gente tinha problemas da falta de água, mas agora está impossível consumir. As pessoas daqui tem também tido coceira no corpo, vômito e diarreia, principalmente as crianças", disse Leyla Jacinto, moradora do povoado.

Ela conta que os moradores da região precisam comprar água mineral para realizar as atividades domésticas e isso não os isenta de pagar a conta de água. A água está chegando nas torneiras com uma coloração escura e cheiro forte, como mostra um vídeo que Leyla compartilhou com o jornalismo da TV Pajuçara.  Veja abaixo:

la conta ainda que um fiscal da BRK, que faz o abastecimento de água, já teria ido até ao povoado. Ele disse que a empresa já está fazendo uma reforma na tubulação do local para resolver o problema, mas até a publicação desta matéria o problema não havia sido resolvido.

A moradora também nos conta que além do bairro de massagueira, outros bairros da cidade passam pela mesma situação, incluindo o Francês, que é um importante ponto turístico do Estado. 

O TNH1 entrou em contato com a BRK Ambiental para confirmar quais ações estão sendo adotadas para melhorar o serviço de abastecimento de água na região. Veja a nota abaixo:

"A BRK informa que equipes técnicas já estão em campo para verificar o funcionamento dos poços de produção que abastecem a região e efetuar descargas controladas – procedimento padrão que consiste na abertura de registros para descarte do volume inicial de água nas tubulações. Além disso, as equipes também realizarão análises de qualidade no ponto de distribuição indicado pela reportagem. 

A concessionária reforça ainda que toda água produzida pela BRK em Marechal Deodoro atende a todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde".

*Estagiária com supervisão da editora.  

Gostou? Compartilhe