Moradores da Levada protestam após morte de jovem em troca de tiros com a polícia

Publicado em 12/09/2015, às 10h04
Imagem Moradores da Levada protestam após morte de jovem em troca de tiros com a polícia

Por Redação

Moradores da Levada protestam após morte de jovem em troca de tiros com a polícia (Crédito: TNH1 / Deborah Freire)

Moradores da Levada protestam após morte de jovem em troca de tiros com a polícia (Crédito: TNH1 / Deborah Freire)

Atualizada às 11h19

A morte de um jovem durante uma troca de tiros com a Polícia Militar, na madrugada deste sábado (12), próximo ao terminal de ônibus da Levada, em Maceió, levou moradores do bairro a realizarem um protesto na Avenida Senador Rui Palmeira, por volta das 8h30 de hoje.

A movimentação foi acompanhada da depredação de três ônibus da viação Real Alagoas, na região do terminal do Mercado da Produção, que levou a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a suspender o serviço de transporte público no local, por motivo de segurança.

Os coletivos estão saindo da Praça da Faculdade e voltarão a circular no terminal do Mercado da Produção após à normalização da situação.

A PM também declarou alerta para novas ocorrências na região e realizou rondas nas ruas próximas aos locais dos dois atos.

Bloqueio de pista

Cerca de 30 pessoas, segundo contabilizou a PM, fecharam a pista usando pneus e lixo e atearam fogo a um contêiner, deixando o trânsito bloqueado nos dois sentidos.

O 1º Batalhão foi acionado para conter os manifestantes, e recebeu apoio da Radiopatrulha e Operações Policiais Litorâneas.

O internauta Samuel Tidemy Miranda registrou vídeos no momento do bloqueio; assista:

De acordo com o supervisor do 1º BPM, tenente Cardoso, com a chegada dos policiais e das viaturas, os manifestantes recuaram e nem mesmo chegaram a informar qual reivindicação faziam.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou o fogo pouco depois das 9h. Outra viatura de bombeiros precisou ser acionada para retirar o contêiner e desobstruir a avenida. O trânsito foi liberado, inicialmente, em meia pista.

Reivindicação

A reportagem do TNH1 ouviu manifestantes sobre o motivo do protesto e, sem se identificar, eles disseram que o jovem morto na madrugada não era criminoso e não reagiu à abordagem policial. “O cara tá só brincando e a polícia já chega atirando”, disse um dos moradores.

Já de acordo com o tenente Cardoso, houve reação e a polícia apenas “respondeu”. “Uma viatura foi, inclusive, atingida. O jovem foi socorrido, mas infelizmente não resistiu. A PM tem que manter a ordem”, declarou.

Morte

Segundo informações da polícia, a troca de tiros que resultou em morte horas antes do protesto foi motivada por uma abordagem da polícia a suspeitos, na Rua Padre Cícero, próximo ao terminal de ônibus. A guarnição teria sido recebida a tiros e revidou, atingindo o jovem identificado apenas como Tiago, na cabeça e nas costas. Ele foi socorrido até o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos.


Gostou? Compartilhe