Moradores da Barra Nova, em Marechal Deodoro, bloquearam parte da AL-101 Sul em protesto, na manhã desta segunda-feira, 15. Segundo as primeiras informações, os manifestantes reclamaram do serviço de terraplanagem de um terreno que estaria provocando alagamento em residências. Eles também se queixaram da constante queda de energia elétrica nos últimos dias.
LEIA TAMBÉM
Imagens passadas ao TNH1 mostram que o grupo utilizou pneus, pedras, pedaços de madeira e outros entulhos para atear fogo, o que impediu a passagem de veículos. No vídeo abaixo é possível observar a movimentação no local nas primeiras horas de hoje. Assista:
O setor de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar esteve no local e conversou com os moradores para tentar a liberação da via. Os manifestantes iniciaram o movimento às 5h, e começaram a retirar os materiais da rodovia e liberar o tráfego de veículos depois de 8h, após entrar em acordo com a PM.
Um encontro entre uma comissão de moradores e a prefeitura de Marechal Deodoro foi agendado para resolver a situação.
A Equatorial disse que não foi acionada pelo Gerenciamento de Crises da PM. A empresa enviou uma nota de esclarecimento sobre a falta de energia neste fim de semana. Confira a nota, na íntegra:
Nota de esclarecimento: atendimento emergencial na região metropolitana de Maceió
A Equatorial Energia Alagoas informa que devido às fortes chuvas registradas na capital e municípios adjacentes na noite deste sábado (13) e durante a madrugada de domingo (14), houve um aumento no número de ocorrências de falta de energia nessas localidades. Entre as principais causas estão quedas de árvores, que atingiram a rede da distribuidora.
A Equatorial esclarece que ampliou a quantidade de equipes para realizar os atendimentos na região metropolitana. Os técnicos têm trabalhado intensamente para que o serviço seja normalizado o mais rápido possível nas unidades que ainda possuem algum problema no fornecimento. A empresa não tem medido esforços para atender a todos os chamados. Entretanto, em decorrência das chuvas, as equipes têm tido dificuldade de acesso, devido aos diversos pontos de alagamento, além da atuação dos técnicos ficar limitada em alguns casos, por questões de segurança e prevenção de acidentes.
Para um melhor atendimento de seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências devem ser formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento pelo telefone 0800 082 0196 ou via WhatsApp, salvando o número (82) 2126-9200 na agenda do celular. Para comunicar uma ocorrência, basta enviar uma mensagem de texto para a assistente virtual e seguir o diálogo guiado pela Clara.
Prefeitura de Marechal Deodoro
Já a Prefeitura de Marechal informou, por meio de nota, que a situação acontece devido a má execução de projetos de drenagem de águas de chuva de antigas gestões. Além disso, a prefeitura reforçou que segue pavimentando ruas e concluindo obras de drenagens.
Leia na íntegra:
A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que os alagamentos e transtornos causados pelas fortes chuvas na Barra Nova, motivo do protesto acometido na manhã desta segunda-feira (15), é consequência da falta de investimentos e má execução nos projetos de drenagem de águas pluviais e pavimentações de antigas gestões.
A atual gestão da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Pavimenta Ação, já pavimentou e executou obras de drenagens em cerca de 30 ruas em todo o município, e dará continuidade no projeto logo após a quarentena. Na Barra Nova, já foram pavimentadas vias como a Rua do Sol e Rua Divaldo Suruagy: um total de mais de 2km de pavimentação.
Além disso, o município está, diariamente, pondo em práticas as ações do Prevenir - Comitê de Combate às Enchentes, com serviços de drenagem, melhoramento de acesso, limpeza de rios e desentupimento de galerias.
LEIA MAIS
+Lidas