Moradores bloqueiam avenida no Dique Estrada

Publicado em 30/06/2017, às 16h11

Por Redação

Dezenas de moradores do bairro Vergel, em Maceió, bloquearam os dois sentidos da Avenida Senador Rui Palmeira, nas proximidades do Dique Estrada, na tarde desta sexta-feira, 30.

Em contato com o TNH1, uma das moradoras da área, Marta Sampaio de Lima, conta que a manifestação é uma cobrança das famílias que residem na beira da lagoa para o recebimento do auxílio moradia.

“Tem gente que recebe o auxílio sem morar aqui. Eles têm o barraco, mas moram em outras casas e registram com nomes de parentes. Eles não vivem da pesca e do sururu e nós que moramos aqui não fomos cadastrados. A gente quer que eles venham e olhem quais os barracos que realmente estão precisando do auxílio”, explica.

Ainda de acordo com Marta, aproximadamente 50 famílias estão sendo prejudicadas. Além disso, ela também diz que as moradias estão em condições precárias e o aparecimento de insetos, ratos e até caramujos estão cada vez mais comuns. “A gente não está aqui por opção. Moramos aqui porque não temos condições de alugar ou comprar uma casa”, afirmou.

Os manifestantes exigem a presença de representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social (Semas). Equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar estão no local e aguardam a chegada do Gerenciamento de Crises para negociar a liberação das vias.

A assessoria da Semas explicou ao TNH1 que uma parte das famílias que moram na Beira da Lagoa já receberam o auxílio moradia para sair da área de risco de maneira imediata. Outra parcela, no entanto, não tinha o perfil para o recebimento do auxílio, uma vez que é necessária a comprovação da necessidade através de uma triagem. Estas famílias foram encaminhadas para o cadastro da habitação popular.

A orientação para as famílias é procurar a Casa de Passagem Familiar, na Ladeira da Catedral, no Centro de Maceió, disponibilizada pela Defesa Civil, para que seja feito o atendimento e o processo de triagem indique a forma como a Secretaria pode ajudar. 

Gostou? Compartilhe