O modelo de avião ATR 72, que caiu na última sexta-feira, 9, e provocou a morte de 62 pessoas em Vinhedo, São Paulo, já apresentou problemas por gelo durante voo entre as cidades de Maceió e Salvador no ano de 2013. É o que diz um relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) em reportagem publicada nesta terça-feira, 13, no Uol.
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Segundo a coluna do jornalista Carlos Madeiro, o relatório, datado de 4 de outubro de 2021, foi produzido após o órgão realizar uma extensa investigação do que ocorreu com a aeronave durante a viagem. O Cenipa classificou o caso como um "incidente grave" que teve "múltiplos fatores contribuintes". Os técnicos investigadores indicaram que três fatores provocaram a perda de controle:
As condições meteorológicas na última sexta-feira também apontavam para formação severa de gelo na rota do ATR 72 que despencou em Vinhedo. Desde o dia do acidente essa tem sido uma das hipóteses comentadas por especialistas para justificar a queda do avião da Voepass, no entanto, só a investigação da Cenipa vai afirmar o que de fato provocou o acidente.
Relatório do Cenipa mostra reprodução de voo do ATR entre Maceió e Salvador em 2013 (Foto: Reprodução/Cenipa) |
De acordo com a coluna, o voo citado entre Maceió e Salvador ocorreu no dia 26 de julho de 2013. A companhia aérea que o operou foi a extinta Trip, que havia fundido operações com a Azul em 2012. Assim como na aeronave da Voepass, o avião levava quatro tripulantes e 58 passageiros. No caso, porém, a aeronave conseguiu pousar em segurança e ninguém se feriu.
"O céu naquela noite estava nublado a encoberto, com nuvens e cristais de gelo. O voo seguiu sem problemas até a altitude de cruzeiro (16.000 pés), voando a uma velocidade de 202 nós (354 km/h). O voo decolou às 18h10 e tudo ia bem até 18h37, quando a tripulação identificou "formações meteorológicas" e discutiu a necessidade de desvios na rota", diz trecho da coluna.
Na conversa entre piloto e copiloto, eles demonstram dúvidas sobre os dados apontados no radar meteorológico. Sete minutos depois, eles percebem uma formação de gelo. A partir daí, tem início uma sequência de 13 minutos de problemas, que levaram à emergência na aeronave. Veja abaixo a sequência dos trechos publicados pelo Uol e a coluna na íntegra:
Nesse pequeno intervalo de tempo entre o estol [perda de sustentação] e a recuperação, a aeronave chegou a atingir um ângulo de ataque (entre a asa do avião e o fluxo de ar) de 52°, e um ângulo lateral de 58º à esquerda. Houve uma queda de 5 mil pés de altitude.
Segundo o relatório, houve momentos em que ele foi de um lado para o outro. O problema ocorreu quando a aeronave sobrevoava o município de Esplanada (BA).
"A aeronave se aproximou perigosamente do seu limite crítico, o que poderia ter resultado em uma perda total de sustentação e consequente queda livre", afirma um piloto, que pediu para não ser identificado. "No meu entender, foi exatamente a situação que ocorreu [com o avião da Voepass]."
Erros e falhas - Segundo as leituras do gravador de dados, não houve mau funcionamento ou falha do motor em voo.
O Cenipa, em sua avaliação, apontou que a decisão do comandante de reduzir a potência do motor em resposta à vibração da aeronave "exacerbou a perda de velocidade aerodinâmica, levando a um estol".
"A tripulação reduziu a potência do motor em vez de aplicar potência máxima, como recomendado para condições de gelo severo", diz o relatório do Cenipa.
Ainda para o Cenipa, houve gerenciamento inadequado de tarefas e comunicação confusa na cabine, o que pode ter atrasado a tomada de decisão e a aplicação de procedimentos corretos. A tripulação alegou que interpretou erroneamente a vibração como um problema com a hélice, em vez de um estol induzido por gelo, já que uma outra tripulação havia relatado problema semelhante em janeiro.
Sistema potencialmente falho - A investigação ainda aponta que o sistema APM (monitoramento de desempenho da aeronave), projetado para alertar a tripulação sobre condições perigosas de gelo, estava inoperante durante o voo.
A tripulação relatou não ter observado qualquer indicação de que o APM se encontrava em "off". O fato de ele estar desativado sem o conhecimento dos pilotos levantou preocupação do Cenipa sobre a confiabilidade do sistema.
Antes desse voo, o livro técnico da aeronave tinha dois relatos de falha no APM, nos dias 16 e 21 daquele mês. "Em ambos os casos, foram adotadas as ações e o problema foi considerado solucionado", diz.
A ausência de um red bug (indicador de velocidade mínima para voo em condições de gelo) no velocímetro do comandante também pode ter prejudicado a consciência situacional, diz o Cenipa.
Fabricante tomou medidas - O relatório do Cenipa aponta que a fabricante realizou uma visita técnica à companhia aérea para esclarecer eventuais questões referentes a procedimentos de voo em condições de gelo.
O treinamento periódico dos pilotos foi reformulado após o caso, dando-se maior ênfase ao gerenciamento do voo em condições de formação de gelo na aeronave.
A ATR também identificou áreas de melhoria em termos de redação, formatação e apresentação, para facilitar a tomada de decisão da tripulação e a recuperação de informações essenciais durante o voo.
Sobre as falhas no indicativo do APM, a ATR disse que diz que fez extensa investigação, e que a única condição identificada seria a falha do próprio botão de alerta.
*Com informações da coluna do jornalista Carlos Madeiro, do Uol.
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