Plantar

Mitos frequentes que prejudicam o jardim

Em 1 de Agosto de 2024 às 10:00

Você deve conhecer algumas dessas dicas que muita gente dá e recebe, mas é importante conferir, porque muitas delas podem prejudicar e muito, o desenvolvimento da sua planta e, consequentemente, do seu jardim, por isso eu trouxe alguns mitos para você descartar na sua jardinagem:

Plantas tolerantes a seca não precisam de rega: Toda planta precisa de água para seu desenvolvimento normal, o que ocorre é que algumas são mais resistentes que outras e podem passar um bom período sem necessidade de rega constante. Mas muito cuidado, porque mesmo elas ainda vão precisar de água para crescerem e florescerem. Para as mais tolerantes, prefira fazer o teste do palito ou do dedo, para garantir que a rega não seja escassa demais ou excessiva.

Outro mito bastante comum é que todo inseto danifica as plantas, antes de sair exterminando todo animal que anda no seu jardim tenha muito cuidado, pois alguns são tão benéficos que atuam na proteção da própria planta, é o caso da joaninha, que é um inimigo natural de pulgões, por exemplo. Outros atuam na polinização das flores, é o caso de algumas borboletas.

Uma dica bastante fácil de encontrar por aí: a borra do café ajuda no crescimento das plantas, na verdade, o resíduo de café é um extrato natural que apodrecerá, levando a deterioração e causará ataques por fungos e bactérias, que podem atingir a planta, outro ponto é a presença de açúcar ou adoçante. Na verdade, para utilizar a borra do café como fertilizante, é necessário que ele passe pelo processo de compostagem.

A rega durante o dia quente e de sol forte mata as plantas, esse é um mito bastante comum de se ouvir e o problema é que, para algumas plantas, essa rega é super indicada, até para diminuir a temperatura, o que devemos evitar são o uso da água quente demais e o horário próximo ao meio-dia, também prefira realizar a rega apenas no solo, sem molhar as folhas e flores.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas