Missa em ação de graças celebrada na Catedral comemora os 200 anos de Maceió

Publicado em 05/12/2015, às 12h48
Imagem Missa em ação de graças celebrada na Catedral comemora os 200 anos de Maceió

Por Redação

Missa em ação de graças celebrada na Catedral comemora os 200 anos de Maceió (Crédito: Secom Maceió / Pei Fon)

Missa em ação de graças celebrada na Catedral comemora os 200 anos de Maceió (Crédito: Secom Maceió / Pei Fon)

A fé teve seu espaço garantido dentro dos festejos pela passagem dos 200 anos de Maceió. Na manhã deste dia 05 de dezembro, data do aniversário da cidade, foi celebrada a missa em ação de graças. Conduzida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, a missa solene reuniu centenas de pessoas na Catedral de Maceió e contou com a participação do prefeito Rui Palmeira e seu secretariado, além de servidores e sociedade maceioense em geral.

“Será um dia inteiro de festa e iniciamos com um ato de fé agradecendo a Deus pelas bênçãos e pedindo realizações para a nossa cidade e para as famílias maceioenses. Que nossa padroeira possa nos trazer paz e luz para o futuro da cidade de Maceió. O dia está muito bonito e ensolarado, o mar está lindo. Deus foi muito generoso com a nossa cidade e nos deu um presente no dia do bicentenário”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira comentou: “Estamos começamos este dia 05 da melhor forma possível, aqui na Catedral Metropolitana de Maceió celebrando e agradecendo a Deus por esses 200 anos. Também estamos aqui para pedir um ano de sucesso para os maceioenses e para a gestão. Maceió vem crescendo e é isso que estamos buscando”.

O arcebispo Metropolitano Dom Antônio Muniz Fernandes falou sobre o momento solene. O gesto de “homenagear a cidade com a fé”, foi uma iniciativa da diocese. “Estamos aqui como igreja, com representantes de várias paróquias da cidade, para oferecer, dentro das comemorações, nosso presente. A história de Maceió não está só vinculada, mas identificada com a história da igreja católica. A cidade cresceu aos pés da pequena capela dedicada à São Gonçalo do Amarante, que por sua vez, cresceu, cresceu e se transformou em uma grande catedral metropolitana”.

A missa teve ainda um momento de homenagem ao bicentenário com a exibição de um vídeo mostrando as belezas, cultura e a gente maceioense. A homenagem fez menção à passagem por Maceió da Imagem Peregina da Padroeira do Brasil e à Padroeira da cidade. E também à história da Catedral Metropolitana. A cantora Ana Costa entoou canções da terra, entre elas, a que se tornou o hino dos 200 anos, de Júnior Almeida, a música Maceió 200 Anos.

Estiveram presentes os secretários municipais Adriana Toledo (Gabinete do Prefeito), Solange Jurema (Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária), Mônica Suruagy (Segurança Comunitária e Cidadania), Messias Costa (Planejamento), Allan Balbino (adjunto de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio) e ainda secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico. Os vereadores Fátima Santiago, Silvio Camelo e Dudu Ronalsa também participaram da celebração.

Programação 200 anos

“Convidamos a todos para que participem dos festejos dos 200 anos”, convocou Rui Palmeira lembrando que o dia 05 segue repleto de ações comemorativas. Às 15h, na Avenida Doutor Antônio Gouveia, na orla de Pajuçara, acontece a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, seguida do desfile cívico. Já às 19h, no Jaraguá, a Prefeitura promove a exibição do Vídeo Mapping, com a projeção de imagens no Edifício Histórico da Associação Comercial de Maceió. A festa continua a partir das 20h com o Espetáculo “Maceió Meu Xodó”, no Estacionamento do Jaraguá.



Fonte: Secom Maceió


Gostou? Compartilhe