A Praça do Mirante do Jacintinho, onde fica localizada a Casa de Direitos, recebe, neste sábado (20), uma programação especial voltada para as famílias criada pelo Ronda no Bairro a partir das sugestões da própria comunidade. Todas as atividades que serão ofertadas contam com a colaboração de diversas secretarias estaduais.
LEIA TAMBÉM
A iniciativa integra o rol de ações desenvolvidas para fazer com que a pessoas voltem a frequentar espaços de convivência mútua, a Equipe de Mobilização Social do Programa é responsável por organizar e promover intervenções culturais nesses locais, além de criar parcerias para viabilizá-las.
Os Patrulheiros Mirins da Base Comunitária do bairro também irão participar do evento, o projeto que é desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL), gera resultados muito positivos para as crianças envolvidas, pois consegue fomentar temas relacionados à cidadania, quesito importante para a formação de cidadãos mais conscientes no futuro. E é com base nesses resultados que o Ronda, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), irá criar os Patrulheiros Ambientais.
Além do IMA, as secretarias de estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) irão contribuir para a realização do evento.
Das 8h às 11h30, a praça estará repleta de atividades que contemplam tanto o público infantil quanto o adulto. Confira a programação:
- Oficina de Educação Ambiental (IMA);
- Atividades esportivas (Selaj);
- Palestra sobre como combater e evitar o trabalho infantil (Seades);
- Palestra sobre como ter acesso a programas sociais (Seades);
- Ação de conscientização sobre a Lei Maria da Penha (Semudh);
- Noções de primeiros socorros (CBMAL);
- Palestra sobre educação no trânsito (BPtran).
Ronda no Bairro
60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, em dois turnos de serviço. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
O Ronda no Bairro é um programa de governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
LEIA MAIS
+Lidas