Em visita a Alagoas, onde cumpre agenda para assinatura do termo de adesão ao novo modelo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) voltado para as regiões Norte e Nordeste, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, anunciou uma parceria com o Estado para o lançamento de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com formação técnica profissional.
LEIA TAMBÉM
A cerimônia de assinatura aconteceu no Palácio República dos Palmares, na presença de várias autoridades, entre elas o governador de Alagoas, Renan Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado, Luiz Dantas, os secretários de Educação do Estado e do Município, Luciano Barbosa e Ana Dayse Dorea, respectivamente, além de Marcelo Feris, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
"O EJA é um programa que permite que as pessoas que não tiveram chance de concluir a escolaridade na idade certa voltem a estudar. Então nós vamos lançar um programa para educação de jovens e adultos em Alagoas com formação técnica profissional. Com isso essas pessoas vão dando passos no mercado de trabalho e nós vamos reconhecendo as competências que ele já tem", disse o ministro.
Como exemplo, ele citou um pedreiro, que pode voltar a estudar no ensino médio e fazer um curso profissionalizante de mestre de obras. "Com isso, ele vai se motivar a estudar porque vai melhorar o mercado de trabalho pra ele", disse o ministro.
Antes de chegar ao Palácio República dos Palmares para a solenidade, o ministro Aloízio Mercadante sobrevoou a área onde será construído uma unidade do Instituto Tecnológico de Alagoas (Ifal), no Benedito Bentes.
"Um Ifal na parte alta da Capital, no Benedito Bentes, vai ser fundamental. O estado está entregando uma escola pronta, com salas de aula, laboratório, com ginásio de esporte, campo de futebol, e toda a estrutura adequada para que as aulas iniciem o mais rápido possível. O ensino técnico profissionalizante é a melhor ferramenta para capacitar os jovens e colocá-los no mercado de trabalho", disse o governador Renan Filho.
LEIA MAIS
+Lidas