O Ministério do Turismo participou, esta semana, de duas reuniões de alinhamento e preparo para a passagem da tocha olímpica. Nesta sexta-feira (11), a equipe está em Vitória (ES). Na última quarta-feira (9) foi a vez de Maceió (AL). O maior símbolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passará por mais de 300 municípios brasileiros, a partir de maio do ano que vem.
Em Alagoas, a tocha passará pela capital e pelos municípios de São Sebastião, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Murici. No Espírito Santo, além da capital, as cidades de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim também vão presenciar a passagem do símbolo olímpico. Os encontros, que começaram há um mês, já foram realizados em Aracaju (SE), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC).
A comitiva do governo federal, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e formada pelos ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e Defesa, entre outros, se reúne com governadores, prefeitos e secretários de turismo locais para planejar e apresentar suas ações previstas na organização da Olimpíada. “A ideia é sensibilizar os prefeitos sobre as oportunidades que o Brasil inteiro terá com o evento, e não apenas o Rio de Janeiro”, diz Jun Yamamoto, diretor de Programa do MTur.
Vinda da cidade grega de Olímpia, a tocha olímpica desembarca em Brasília, no dia 3 de maio. Da capital federal a tocha inicia um trajeto de 20 mil quilômetros, em comboio rodoviário, por mais de 300 cidades brasileiras. O fim do revezamento acontece no dia 4 de agosto, no Rio de Janeiro, véspera da abertura dos jogos no Maracanã. O comboio percorrerá de três a quatro cidades por dia e pernoitará em mais de 82 cidades, onde acontecem grandes celebrações.
Fonte: Ascom Ministério do Turismo