O processo de preenchimento da mina 27 da mineradora Braskem, que fica na região do bairro Mutange, em Maceió, foi suspenso pela própria empresa.
LEIA TAMBÉM
Segundo informações da empresa, houve um registro de afundamento de solo no último dia 09 de outubro, o que acarretou a suspensão como medida de segurança. A mina 27 está submersa na Lagoa Mundaú.
Em entrevista à TV Pajuçara/ RECORD, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, detalhou o motivo da pausa no preenchimento da mina, ressaltando ter acontecido de forma preventiva, principalmente, pela segurança dos trabalhadores que atuam na área das minas.
"Foi encontrado na área um desnível do solo, então ocorrendo isso há um protocolo de segurança para que todas as atividades sejam suspensas. Análises devem ser feitas, um trabalho de pesquisa mais minucioso, para verificar se aquele recalque é causado pelos equipamentos que são pesados, como sondas, ou já é fruto da subsidência", tranquilizou o gestor.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o grau da movimentação de solo na área da mina 18 e também não há previsão de retorno do processo de preenchimento.
A Defesa Civil, que acompanha a situação e monitora o local ininterruptamente, fala que foi identificado "um desnível superficial, durante inspeções de rotina no terreno". O órgão diz ainda que não há necessidade de alertas neste momento. "Não foram detectadas atividades microssísmicas atípicas na área, e os sensores não indicam deslocamentos anormais na região", assegura a Defesa Civil.