Meteorologista explica chuvas isoladas que caem nos últimos dias em Alagoas; veja previsão

Publicado em 17/01/2023, às 09h45
Theo Chaves/TNH1
Theo Chaves/TNH1

Por João Victor Souza

Os maceioenses enfrentaram, mais uma vez, o tempo nublado e as chuvas passageiras no início da manhã desta terça-feira, 17. Devido aos últimos dias, também com registro de chuva em partes do dia, na capital e em outras regiões, o TNH1 procurou o meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), para entender a causa das chuvas isoladas e saber como deve ficar o tempo nos próximos dias.

À reportagem, Vinícius Pinho explicou que as chuvas no mês de janeiro, ou seja, na estação do verão, ocorrem numa época em que parte do estado se encontra nas bordas do sistema do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, o que provoca a descida do ar seco para a superfície. Nas bordas deste sistema, ocorre a formação de nuvens. 

"Essa área está no sistema de vórtice ciclônico de altos níveis, que transporta umidade e está bem acima de Alagoas. Por isso também está causando essa nebulosidade. Mas são apenas chuvas isoladas, e a temperatura deve varias entre mínima de 24ºC e a máxima de 30ºC", destacou.

Ainda de acordo com Pinho, o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. "As chuvas e o tempo nublado na faixa litorânea de Maceió continuam principalmente amanhã e nos próximos dias, mas há uma oscilação. Elas ocorrem sempre nesse período, no início da manhã, pois no decorrer do dia já tem uma variação de nebulosidade à tarde e à noite. Isso também acontece nas regiões da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Litoral", destacou.

O site da Semarh divulgou que o escoamento em altos níveis da atmosfera está favorecendo, nesta terça-feira, a presença de nebulosidade alta sobre o estado, conforme destacado acima por Pinho. Quem tiver interesse em saber a previsão do tempo para os próximos dias pode clicar neste link.

Apesar de as chuvas registradas, não há informações sobre transtornos causados à população, nem riscos de deslizamentos de barreiras.

Gostou? Compartilhe