É possível usar a Meta AI, inteligência artificial (IA) da Meta, no WhatsApp, Instagram, Facebook , Messenger e na web, via site. A ferramenta é capaz de gerar textos, imagens e GIFs, e pode ser usada para consultar informações na web, tudo isso sem sair das redes sociais. Rival do ChatGPT, Gemini e Copilot, o chatbot se destaca por ser completamente gratuito e pelo uso simplificado e integrado às plataformas da empresa. Abaixo, veja tudo sobre como usar a Meta AI e saiba mais detalhes sobre a IA.
LEIA TAMBÉM
Como usar a Meta AI no WhatsApp?
No WhatsApp, é possível acessar a Meta AI de três formas diferentes: clicando sobre o ícone da ferramenta, usando a barra de pesquisa do mensageiro ou ativando o recurso diretamente nas conversas — que podem ser privadas ou em grupo. A seguir, veja como usar o chatbot no WhatsApp.
Passo 1. Para iniciar uma conversa com a Meta AI, é necessário aceitar os termos de serviço e as políticas de privacidade da ferramenta primeiro. Para isso, você pode clicar sobre o ícone da Meta AI e, então, tocar em "Continuar". Feito isso, um chat será iniciado com o robô e você já poderá enviar as solicitações na conversa;
Passo 2. Outra forma de acionar a assistente de IA é através da barra de pesquisa do WhatsApp. Por lá, você pode clicar sobre uma das opções de comandos disponíveis ou, então, escrever uma solicitação diretamente na aba e clicar sobre a seta verde para enviá-la ao chatbot;
Passo 3. Por fim, também é possível ativar a IA diretamente nos chats. Para isso, basta entrar em uma conversa, digitar o comando "@MetaAI" e, então, escrever a solicitação desejada na sequência.
Veja comandos engraçados para testar com o recurso
1. Perguntar sobre gírias
Embora se pense que a inteligência artificial sabe tudo, não é bem assim. Fica evidente a falta de traquejo humano, especialmente em linguagem coloquial, como gírias. Em testes realizados pelo TechTudo com a Meta AI, foram perguntados os significados das gírias "pprt" e "tldg". Na linguagem das redes sociais, os termos se referem às expressões "papo reto" e "tá ligado". No entanto, para a IA, as frases ganham significados completamente novos, como "para" e "tudo logo dá".
2. Gerar imagens
Um dos recursos mais legais para testar na Meta AI — e também o mais suscetível a resultados engraçados — é a geração de imagens. Com o comando "/Imagine (ou Imaginar)", a Meta AI pode criar fotos generativas. No teste, foi solicitado a captura de um urso panda plantando bananeira. O resultado foi o mais literal possível, já que o panda foi gerado pela IA plantando uma muda de bananeira. Mesmo que a planta seja alterada para um girassol, o resultado não muda muito.
3. Pedir para ela fazer um beatbox
Até o momento, a Meta AI não consegue criar sons. No entanto, com o comando "Faça um beatbox", a assistente descreve batidas musicais, como a sequência "Bum-bum-bum, tch-tch-tch, pff-pff-pff!". O ritmo pode ser replicado pelos usuários em casa, gerando situações engraçadas entre amigo.
4. Pedir para fazer uma música ou uma poesia
A Meta AI também pode ser uma fonte de inspiração a compositores e poetas. O recurso, ao receber o comando "crie uma música", gera letras de canções. No teste, foi solicitada uma música no estilo dos Racionais MC's falando sobre cachorro-quente. "Cachorro-quente, oh, que delícia/Com ketchup e mostarda, é uma festa/Na minha boca, uma explosão/Cachorro-quente, meu coração é seu". Será que os fãs do grupo cantariam esse refrão?
5. Pedir para contar uma piada a partir de uma frase
A Meta AI pode garantir risadas com piadas, ou pelo menos tentar. O recurso não é profissional nesse aspecto, e repete jargões batidos para criar humor. No teste, que pedia a criação de uma piada a partir da frase "um pintinho não tinha bico", o mais divertido foi o "Espero que tenha rido!" no final do resultado.
6. Gere textos no estilo de um autor famoso
A Meta AI pode criar textos no estilo de autores famosos, como William Shakespeare e Agatha Christie, por exemplo. O recurso é interessante para pensar como os grandes autores do passado se comunicariam hoje em dia pelo WhatsApp. No teste, foi sugerido que a IA gerasse um convite para um encontro no estilo de Machado de Assis, e o resultado ficou bem divertido.