As empresas que atuam no transporte público de Maceió informaram que têm planos para continuar realizando investimentos, a exemplo de novos ônibus e novas tecnologias para o setor, pois acreditam que aperfeiçoar o serviço é o melhor caminho. Mas, ao mesmo tempo, estão enfrentando aumento constantes nos gastos para manter o sistema em operação.
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Um dos principais “vilões” do setor segue sendo o diesel utilizado no abastecimento dos ônibus. Somente no último ano, o aumento no insumo foi de 18%, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em janeiro de 2022, o litro custava R$ 5,68, enquanto em janeiro deste ano o valor já chega a R$ 6,72.
Além do combustível, as peças utilizadas nos veículos também sofreram reajustes. Em janeiro de 2022, as baterias eram compradas a R$ 889,81, passando a R$ 1.047,31 em janeiro deste ano, um aumento de 17,7%. Já os pneus, que custavam R$ 2.422,88 no primeiro mês de 2022, são encontrados ao preço de R$ 2.776,80 em janeiro de 2023, o que representa um reajuste de 14,60%. Outro exemplo apontado é o tambor de freio, que teve um aumento ainda maior: 22,34%. A peça passou de R$ 528 em janeiro de 2022 a R$ 646 em janeiro de 2023.
O aumento na folha também foi outro aspecto que pesou nos custos mensais das empresas que atuam no setor. Entre março e agosto de 2022, houve um reajuste salarial de mais de 15% para os funcionários, e em janeiro de 2023, um reajuste de 16% no plano de saúde dos rodoviários. Vale ressaltar que todos os aumentos foram bem acima da inflação.
Investimentos do setor - As melhorias feitas pelas empresas no transporte público podem ser facilmente percebidas por quem utiliza o serviço. O exemplo mais recente é a aquisição de 17 novos ônibus com ar-condicionado, portas USB e emissão reduzida de gases poluentes, que proporcionam mais conforto aos passageiros. A bilhetagem eletrônica plena do sistema Vamu Mobilidade, com pagamento por aproximação via QR Code e NFC, também é outro destaque, à frente de várias capitais do Nordeste e do Brasil.
A descentralização da rede de atendimento, com oito postos de atendimento próprios espalhados pela cidade, além de mais de 240 pontos de venda parceiros e cinco aplicativos de recarga (Vamu, RecargaPay, Cittamobi, PIU e Rede Ponto Certo), proporciona mais conforto e praticidade. Já no aspecto da segurança, o grande marco foi obtido com a redução a zero no número de assaltos dentro dos coletivos, decorrente da retirada de circulação do dinheiro em espécie nos ônibus.