Uma mesária, de identificação não revelada, foi presa em flagrante neste domingo (30), na cidade de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. A mulher estaria praticando o crime de boca de urna. As informações são da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).
LEIA TAMBÉM
Não foram dados detalhes sobre a seção e como o crime teria sido praticado. Ainda de acordo com o TRE, a prisão ficou a cargo da Polícia Federal, por se tratar de crime eleitoral. No entanto, em contato com o TNH1, a assessoria de comunicação da PF disse que ainda não tinha informações sobre essa prisão.
Crime de boca de urna - Boca de urna é a atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, no dia da votação, visando a promover e pedir votos para seu candidato ou partido. A legislação eleitoral proíbe a realização de atividades de aliciamento de eleitores e quaisquer outros que tenham o objetivo de convencer o cidadão mediante boca de urna, o que é considerado crime eleitoral.
As regras do TSE prezam pela liberdade de expressão desde que ela seja feita de maneira silenciosa e individual, que não tenha o objetivo de angariar votos. Pode usar camisa de partidos, broches e demais acessórios, mas não pode promover aglomerações que pareçam comícios.