Menino de 10 anos encontra no surfe superação para o câncer no CE

Publicado em 13/09/2019, às 10h35
Diário do Nordeste
Diário do Nordeste

Por Com agências

Diagnosticado com câncer aos seis anos de idade, Juan Yure Chagas, 10, enfrentou um pesado tratamento, com rotina de quimioterapia por dois anos, e ainda precisou amputar a perna direita.

Ele hoje ainda luta contra os reflexos da osteossarcoma, tipo de câncer que afeta os ossos, mas encontrou no surfe uma forma de superar a doença.

Em um projeto social perto de casa, na comunidade do Titanzinho, no Cais do Porto de Fortaleza, no Ceará, ele aprendeu a surfar e ver a vida com outro olhar. “Me sinto livre e muito bem. É muito bom saber que pessoas como eu sabem surfar, é incrível estar superando os limites”, disse em entrevista à TV Verdes Mares.

Uma vez por semana, Juan vai às aulas de surfe, algo que ele e a família não imaginavam. Em 2014, em um acidente doméstico enquanto brincava, ele machucou a perna e, ao realizar exames, foi detectado o câncer. “Foi um momento terrível, acabou com a gente no primeiro momento. Dois anos de muita dor e aflição, mas que tivemos apoio de amigos e do hospital”, lembra Jenniffer Gomes Carneiro, mãe do menino.

Após a alta médica, Juan passou a ser acompanhado a cada seis meses no Centro Pediátrico do Câncer e, então, a família teve a iniciativa de levá-lo à prática esportiva.

Agora, o menino já começa a acumular as primeiras medalhas, e sonha em ser surfista profissional.

Gostou? Compartilhe