Uma estudante de uma escola pública da capital alagoana foi diagnosticada com meningite bacteriana na última segunda-feira (19). A informação foi confirmada ao TNH1 pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) nessa terça (20). O diagnóstico da aluna aconteceu em meio à investigação de uma morte de uma criança no município de Satuba, sob a suspeita da doença.
LEIA TAMBÉM
Segundo nota enviada pela Semed, o órgão já adotou todas as providências necessárias e passou orientações aos pais, responsáveis e professores da unidade. Nos próximos 10 dias, a Escola Municipal Doutor José Carneiro, situada no Farol, onde a aluna é matriculada, vai ter reforço no monitoramento para identificar possíveis novos sintomas nos frequentadores.
A secretaria também destacou que os colegas de turma da estudante, acompanhados dos responsáveis, professores e outras pessoas, que tiveram contato mais próximo com a paciente, receberam a profilaxia, que é o uso de antibiótico para prevenção da doença.
Veja a nota abaixo:
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) informa que adotou todas as providências necessárias depois que uma estudante do 3º ano B da Escola Municipal Doutor José Carneiro, localizada no Farol, foi diagnosticada com meningite bacteriana na segunda-feira (19).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve na unidade escolar e, na tarde desta terça-feira (20), retornou ao local.
Colegas de turma da estudante, acompanhados de seus responsáveis, professores e outras pessoas que tiveram contato mais próximo com ela receberam a profilaxia (uso de antibiótico para prevenção da doença).
A SMS também prestou orientações aos pais e responsáveis pelos estudantes da unidade escolar, que será monitorada durante 10 dias.
Nesta quarta-feira (21), uma audiência pública vai ser realizada pelo Ministério Público Federal para discutir o aumento de casos em Alagoas, entender o cenário atual, e debater uma vacina contra a meningite para a rede pública.
Morte investigada em Satuba
A morte de uma menina de cinco anos está sendo investigada como suspeita de meningite em Satuba, na região metropolitana de Maceió. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou a investigação do caso.
Segundo informações da SMS, a criança deu entrada em um hospital da cidade no último domingo (18) e foi atendida pelo Samu e pela equipe médica do local, mas em pouco tempo teve o óbito confirmado.
Ainda não se sabe o prazo para conclusão dos exames que vão identifcar ou não a morte por meningite. A análise vai passar por laboratório.
Os parentes e pessoas próximas da vítima estão sendo acompanhados e tratados por profissionais de saúde. Eles estão recebendo a profilaxia.
Casos no estado
Em Alagoas, até a última semana, havia 11 casos confirmados de meningites, com sete mortes, no ano de 2024. Os óbitos foram registrados em Maceió (5), Jequiá da Praia (1) e Flexeiras (1). Os outros casos confirmados, mas com sobreviventes, também foram confirmados na capital alagoana.
A maioria dos pacientes foi diagnosticada com o Tipo B da doença, que não tem vacina disponível para rede pública, apenas na particular, com valores que variam de R$ 600 a R$ 800, a dose.