Meningite: estudante de escola de Maceió recebe alta médica após quase uma semana de internação

Publicado em 29/08/2024, às 10h34
Criança estava internada no HGE | Arquivo
Criança estava internada no HGE | Arquivo

Por TNH1

A estudante de uma escola pública de Maceió, diagnosticada com meningite bacteriana, já recebeu alta do Hospital Geral do Estado (HGE) depois de quase uma semana de internação. A informação foi confirmada ao TNH1 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (29). 

A criança de oito anos é aluna do 3º ano da Escola Municipal Doutor José Carneiro, localizada no Farol, e recebeu o diagnóstico da doença no último dia 19. Liberada pelo hospital no domingo (25), ela já está em casa com a família.

A SMS havia adotado passado orientações aos pais, responsáveis e professores da unidade de ensino. O Município reforçou o monitoramento do local para identificar possíveis sintomas nos frequentadores nos 10 dias seguintes, porém não houve novos registros. A medida de prevenção continua até o início de setembro.

Na ocasião, os colegas de turma da estudante, acompanhados dos responsáveis, professores e outras pessoas, que tiveram contato mais próximo com a criança, receberam a profilaxia, que é o uso de antibiótico para prevenção da doença.

Veja a nota da SMS:

A Secretaria de Saúde de Maceió informa que o caso de meningite foi sinalizado pelos serviços de saúde no domingo (18), e na segunda (19), as equipes da Vigilância já estavam em contato com a família e na escola em que a criança estuda. 

A SMS comunica ainda que na terça (20), saiu o resultado do exame confirmando e foi iniciada a quimioprofilaxia dos contatos próximos. A criança recebeu alta do Hospital Geral do Estado (HGE), no último domingo (25) e a SMS irá monitorar o caso até o início de setembro.

Gostou? Compartilhe