Como parte dos trabalhos para a conversão do prédio histórico do Tribunal de Justiça de Alagoas em um memorial, o presidente Washington Luiz Damasceno Freitas recebeu nesta segunda-feira (15) o historiador Edvaldo Nascimento, vereador do Município de Delmiro Gouveia, que sugeriu a inclusão de processos judiciais referentes à vida do empreendedor e industrial que dá nome à cidade.
LEIA TAMBÉM
“Temos um prédio histórico do Tribunal onde já funcionou a sua composição Plena o e as Câmaras, mas que neste instante está desativado. Queremos retomar as atividades desse prédio tão belo e sugestivo para o Estado de Alagoas. [O historiador Edvaldo Nascimento] nos trouxe a preocupação de que conste nesse memorial a história de Delmiro Gouveia”, explicou o desembargador Washington Luiz.
Edivaldo Nascimento frisou que há pelo menos dois processos em poder do Tribunal com grande importância histórica. Um deles é de 1917, uma ação criminal sobre a morte de Delmiro, e outro de 1925, sobre a disputa para garantir o funcionamento de uma fábrica e o direito dos herdeiros do empreendedor. “Delmiro Gouveia é um ícone da história do Nordeste do Brasil”, ressaltou Edvaldo.
Também participou da reunião o juiz Claudemiro Avelino, que é membro da Comissão de Gestão Documental do Judiciário e participa do desenvolvimento do memorial. “Essas informações reúnem, dentro do acervo que se quer montar, um mote muito importante para a nossa história”, disse Claudemiro sobre os processos.
LEIA MAIS
+Lidas