Manter a saúde intestinal é meio caminho para evitar outro tipo de problemas. Por vezes, pode estar a cometer alguns erros na alimentação que são problemáticos a longos prazo.
LEIA TAMBÉM
A revista Newsweek falou com Kim Kulp, especialista em saúde intestinal, para saber quais alimentos devem ser evitados para manter o intestino sempre saudável. O bacon, por exemplo, é algo que deve deixar de consumir, especialmente de manhã.
"Com alto teor de sal e feito de carne de porco, o bacon é uma escolha má para a saúde intestinal. Este tipo de carne alimenta os micróbios intestinais que podem causar inflamação e até mesmo levar a doenças cardíacas e a cancro do cólon."
Donuts e bolos açucarados também são de evitar. "Com alto teor de gordura e baixo teor de fibras, estes doces podem prejudicar a saúde intestinal", refere Kim Kulp. Como alternativa sugere uma fruta ou um punhado de nozes.
Outro dos hábitos a repensar é o consumo excessivo de álcool. Foi demonstrado que muito álcool aumenta a inflamação e diminui os micróbios intestinais saudáveis. Isso pode causar danos à barreira intestinal e levar a um intestino permeável".
Sugere, por exemplo, apostar no consumo de kombucha, que contribui para a saúde intestinal.
+Lidas