'Melhor semestre da história': técnico do CRB comemora e revela expectativa contra o Bahia

Publicado em 24/05/2024, às 11h18
Daniel Paulista celebrou o momento da equipe | Crédito: Ascom CRB
Daniel Paulista celebrou o momento da equipe | Crédito: Ascom CRB

Por Gabriel Amorim*

A expectativa que a torcida do CRB criou para o time na temporada parece ter sido superada. Após quase cinco meses, o clube não só levantou a taça do tri campeonato Alagoano, como também conquistou nessa quinta (23) a classificação às oitavas da Copa do Brasil diante do Ceará e segue vivo no Nordestão - de olho na final do campeonato.

O momento pelo qual passa o clube foi celebrado pelo técnico Daniel Paulista, que ressaltou a alegria de poder “fazer o melhor 1º semestre da história do clube”.

— Felicidade pela classificação. É um momento de muita alegria de todos nós que fazemos o CRB e estamos tendo a oportunidade de, até então, ter o melhor primeiro semestre da história do clube: ser campeão estadual, chegar entre os 16 melhores da Copa do Brasil e (estar) em uma semifinal da Copa do Nordeste, tudo ao mesmo tempo. É fazer história, porque ninguém conquistou isso ou chegou a esse ponto. (Daniel Paulista)

A atuação do CRB contra o Ceará também foi motivo de elogio pelo treinador, que não jogou com o “regulamento debaixo do braço”. Apesar do volume ofensivo do Vozão nos minutos iniciais da decisão, o clube empilhou chances perdidas e viu o Regatas conseguir se postar e repetir o placar do Rei Pelé em pleno Castelão, com o gol de Gegê.

— Nós viemos para cá para jogar. A vantagem, e nós sempre deixamos bem claro para eles (jogadores), talvez poderia ser importante no final do jogo, nos últimos minutos, para ver se estávamos nos beneficiando com isso. Mas a estratégia sempre foi de fazer o jogo, de procurar a vitória, como conseguimos, e jogar sempre em cima dos erros do Ceará. Nós montamos uma equipe bem postada e acho que controlamos o jogo. O adversário pouco criou - e o que criou, foram em situações de bolas jogadas dentro da área, de muita disputa. Mas o CRB ainda teve as melhores oportunidades e conseguiu uma grande vitória que nos deixa na próxima fase. (Daniel Paulista)

Daniel Paulista também comentou o modo de marcação que foi pensado especialmente para o duelo. Segundo ele, o esquema mudou durante a partida e foi essencial para conter as ações do time de Mancini.

— A gente não muda as peças (em cada jogo), mas mudamos a forma de jogar, principalmente o jeito de marcar, para fazer um encaixe em cima do adversário. Hoje, a gente alterou a posição do Labandeira. Ele foi um segundo atacante junto com o Anselmo para marcar os três zagueiros da equipe do Ceará. O João Pedro iniciou fazendo uma marcação em cima do Erick Pulga e depois alteramos, trouxe o Falcão para isso e adiantamos o JP em cima do Lourenço. Aí a equipe se encaixou melhor dentro do jogo, porque os primeiros 10 minutos talvez foram os grandes momentos do Ceará na partida, onde eles começaram a criar algum espaço e foram mais perigosos. Depois que essa troca aconteceu, a equipe estabilizou dentro do jogo, comandou as ações e teve padrão. A estratégia foi muito bem montada e conseguiu bloquear bem as ações do Ceará. (Daniel Paulista)

O momento é de festa, mas o CRB já começa a se preparar para mais uma decisão na temporada. O clube segue de Fortaleza direto para Salvador, onde enfrenta o Bahia na semifinal do Nordestão.

— Vamos avaliar (o desgaste). Cada atleta reage de uma forma a um jogo pesado, de intensidade alta, de muita disputa, de muita competitividade. E além disso tivemos um ingrediente que dificultou mais: a chuva. Choveu em muito momentos dentro do jogo e isso traz um esforço maior, principalmente na parte física. Acho que sustentamos bem, mas claro, isso vai ser levado em consideração. A gente tem o dia de recuperação (sexta), mas também tem a viagem para Salvador. No sábado (25), a gente vai montar a estratégia para o jogo e pensar na melhor escalação para ter uma equipe forte. A gente sabe que o Bahia é uma equipe espetacular, acho que é uma das grandes equipes do ano no Brasileiro, vem muito bem (na temporada). É uma equipe que já nos venceu esse ano, mas fizemos um jogo muito competitivo com eles e a expectativa é que possamos novamente jogar de igual para igual, buscar incomodar e, quem sabe, fazer história novamente. (Daniel Paulista)

O jogo é de tiro curto, ou seja, quem ganhar assegura a vaga para final do Nordestão. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. A Rádio Pajuçara FM transmitirá a partida no rádio (103.7 FM) e exibirá a jornada esportiva no YouTube.

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe