A Marvel Studios vem sendo alvo de muitas críticas após decidir utilizar imagens criadas por inteligência artificial para compor a sequência de abertura de Invasão Secreta, sua nova série ambientada no universo de super-heróis. Embora a produção tenha sido muito bem recebida pelo público, o uso da IA gerou muita controvérsia e forçou o estúdio a se posicionar sobre o caso
LEIA TAMBÉM
A ideia por trás da iniciativa faz bastante sentido. Como o seriado explora esse tom paranoico em que os personagens não sabem em quem confiar graças aos poderes transmorfos dos alienígenas skrulls, o diretor Ali Selim e sua equipe decidiram usar a inteligência artificial tanto pelo resultado, com suas imagens distorcidas dos heróis e vilões, como também pelo conceito da tecnologia em si.
The opening credits to Marvel’s #SecretInvasion (Secret Invasion) were made with AI.. but but.. was it that bad? Make your own opinion below the intro: pic.twitter.com/w5rvurv0gu
— 123chill.to (@123chilldotto) June 21, 2023
Em entrevista ao site Polygon, Selim disse que a ideia era recriar com o público o mesmo sentimento dos heróis em relação aos skrulls, fazendo as pessoas se perguntarem de quem são aquelas imagens. Segundo o diretor, ele próprio não entende direito como a IA funciona, mas disse ter ficado muito animado com o resultado final. “O resultado pareceu exploratório, inevitável e excitante”, diz.
A Method Studios, responsável pela animação, também veio a público explicar a decisão criativa e acalmar os ânimos. Segundo a empresa, que já havia trabalhado no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) em Loki e Ms. Marvel, a inteligência artificial foi apenas uma das várias ferramentas utilizadas pelos artistas e que nenhum profissional perdeu o emprego ou deixou de ser contratado por isso.
Em um comunicado enviado ao The Hollywood Reporter, o estúdio explicou que a IA foi usada como algo a complementar o trabalho das equipes e não para substituí-las. Tanto que as imagens geradas pela tecnologia precisaram passar por outros tipos de tratamento para se adequarem àquilo que a Marvel pretendia usar em Invasão Secreta. Para isso, outros artistas e animadores tiveram que entrar em ação.
Como a abertura de Invasão Secreta foi criada - Segundo a Method Studios, o uso da inteligência artificial está mesmo ligado ao conceito da série. “A ideia de que há aliens infiltrados na sociedade humana ofereceu uma oportunidade excepcional de mergulhar no intrigante mundo a IA”, afirma a empresa em nota. Para isso, ela usou a tecnologia especificamente para criar essa estética bastante peculiar que a abertura apresenta.
O estúdio detalha que foi utilizado uma ferramenta de IA personalizada e que contou com um processo de produção “bastante colaborativo e iterativo”. Para isso, diversos diretores de arte, animadores 2S e 3D, artistas e desenvolvedores uniram forças e conhecimento para moldar as imagens geradas pela inteligência artificial do jeito que queriam usar na série.
+Lidas