A Prefeitura de Marechal Deodoro já pagou o auxílio aos músicos deodorenses que tocam no período do carnaval. O município é o único em Alagoas a efetuar o pagamento, realizado na manhã desta quinta-feira (24), que transferiu R$ 200 mil reais em recursos próprios para os integrantes da cultura da cidade, conhecida como Terra dos Músicos.
LEIA TAMBÉM
O auxílio, aprovado em votação unânime pela Câmara de Vereadores na última semana, contempla todos os integrantes de orquestras de frevo, incluindo os que estão conveniados às filarmônicas ou em formações independentes. O objetivo é amenizar os prejuízos financeiros pelo cancelamento do carnaval como medida preventiva ao aumento de casos da Covid-19.
São 400 beneficiários incluídos através de um levantamento realizado pela Secretaria de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico em parceria com representantes da classe de músicos do Município.
A notícia do pagamento foi dada em primeira mão pelo prefeito Cláudio Filho Cacau, através das redes socias. Em vídeo, ele fala do compromisso em fortalecer a cultura musical na cidade e quanto ao papel do músico no tradicional carnaval de Marechal Deodoro.
“Todos vocês (músicos carnavelescos) que fazem a alegria dos foliões estão sendo beneficiados. Já podem olhar na conta!” afirma o prefeito.
Segundo a Secretária de Cultura, Lívia Lopes, o auxílio é uma demonstração de valorização ao músico e também um alento neste momento em que eles estão impossibilitados pela pandemia do novo coronavírus de desempenhar suas atividades tradicionais.
Para muitos deles, o auxílio veio em boa hora. Delley Mota, presidente da Filarmônica Aconchego, conta que os ensaios não pararam mesmo com o cancelamento do carnaval, como uma tentativa de “matar a saudade” do frevo nas ruas.
“Mesmo sem fazermos a festa nas ruas, a nossa música continua viva. Essa iniciativa mostra a força dos nossos músicos na cultura de Marechal. Mais do que a visão financeira, é também uma esperança pelos dias melhores que virão. Em 2023, estaremos com a orquestra na rua, no meio dos foliões, para fazer um grande carnaval” declarou o músico.
+Lidas