Em vigor desde a última quarta-feira (12), o Decreto Governamental Nº 70.725 estabeleceu mudanças de fase no Plano de Distanciamento Social Controlado para a capital e a maioria das cidades alagoanas. Enquanto Maceió (cor azul) e a maior parte das regiões do estado (cor amarela) avançaram mais uma etapa na reabertura gradual da economia, os municípios localizados na 9ª e 10ª Região Sanitária (Médio e Alto Sertão alagoano) permaneceram na cor laranja.
LEIA TAMBÉM
Para o cidadão, as orientações continuam as mesmas: uso de máscara sempre ao sair de casa, cuidados com a higienização das mãos e respeito ao distanciamento social – o ideal é manter uma distância de 2 metros das pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar.
Mas para os estabelecimentos comerciais, as regras de funcionamento mudam de acordo com a cor em que cada município se encontra na Matriz de Risco e, em todas as fases, os estabelecimentos devem obedecer ao Protocolo Sanitário do Estado.
Para entender quais atividades são permitidas em cada fase, basta clicar nas cidades do Mapa do Distanciamento Social Controlado abaixo:
Por exemplo, nos municípios que se encontram na cor laranja foram liberados para funcionamento:
- Lojas de ruas com até 400m² (exceto shopping centers, galerias e centros comerciais);
- Salões de beleza e barbearia com capacidade de atendimento reduzida em 50%;
- Templos, igrejas e demais instituições religiosas com funcionamento reduzido para 30% de sua capacidade.
Já para a maior parte do estado, que avançou para a bandeira amarela, as novas atividades permitidas são:
- Templos, igrejas e demais instituições religiosas funcionando com 60% de sua capacidade;
- Lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m2 e shoppings centers, galerias e centros comerciais;
- Bares e restaurantes funcionando com 50% de sua capacidade;
- Transporte Intermunicipal, receptivos e transportadoras turísticas com 50%;
- Academias e centros de ginástica com capacidade reduzida em 50%.
Para a capital, que avançou à fase azul, o Decreto permite a abertura de:
- Bares, restaurante e atividades congêneres com 75% da capacidade;
- Templos, igrejas e demais instituições religiosas com 75% de sua capacidade;
- Clubes com capacidade reduzida em 50%.
O Governo de Alagoas continua a reforçar a fiscalização e os infratores estão sujeitos a penalidades que vão de advertência até multa e detenção.
Transporte – No caso do Transporte Intermunicipal e dos receptivos e operadores turísticos, não houve mudança: só podem operar com 50% da frota nas fases amarela e azul – na fase laranja estes tipos de transporte não são permitidos.
Apesar da evolução histórica positiva no estado, as autoridades alertam que a pandemia provocada pelo novo coronavírus não acabou. A Covid-19 segue a fazer vítimas entre os alagoanos. Até o último boletim epidemiológico, emitido nesta sexta-feira (14), o estado contabilizava 71.232 casos confirmados e 1.732 óbitos provocados pela doença.