Manchas de petróleo cru já atingiram seis cidades do Espírito Santo, no Sudeste brasileiro

Publicado em 20/11/2019, às 12h00
Funcionários da Prefeitura de Vila Velha procuraram fragmentos de óleo nesta terça, mas não encontraram | Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
Funcionários da Prefeitura de Vila Velha procuraram fragmentos de óleo nesta terça, mas não encontraram | Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Por Redação do TNH1, com informações do G1

O Ibama e a Marinha do Brasil confirmaram que já são seis o número de municípios do Estado do Espírito Santo, no Sudeste do Brasil, atingidos borra de petróleo cru. Ao todo, 10 Estados da Costa Brasileira, nove deles no Nordeste, já foram afetados pela contaminação. São 675 localidades em 116 municípios.

Nesta terça-feira (19), que os fragmentos chegaram na Praia de Jacaraípe, na Serra, e também na Praia de Interlagos, em Vila Velha, seguindo em direção a região Sul do Brasil. Até agora, o óleo foi encontrado também no litoral das cidades de Conceição da Barra, Linhares, São Mateus e Aracruz, todos no Norte do Espírito Santo.

Uma quantidade do óleo também foi encontrada na Praia de Caburi, na capital, Vitória, mas a análise descartou que o material que causou esta contaminação seja o mesmo que atingiu as praias do litoral nordestino e das seis cidades do Espírito Santo.

Sobre o resultado desta análise, a Marinha informou que o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira constatou que o óleo encontrado pelos integrantes do projeto é mais antigo e degradado. A instituição ressaltou que essa foi a única amostra recebida da capital.

Gostou? Compartilhe