Manchas de petróleo chegam às falésias da Praia do Gunga

Publicado em 12/10/2019, às 11h18
Manchas de petróleo nas falésias do Gunga | Instituto Biota
Manchas de petróleo nas falésias do Gunga | Instituto Biota

Por Deborah Freire

As manchas de petróleo chegaram nesta sexta (11) à região de estuário (encontro entre mar e lagoa) do Gunga, município de Roteiro, Litoral Sul de Alagoas. A substância preta foi encontrada próximo às falésias, no início da manhã deste sábado, pela equipe do Instituto Biota de Conservação, durante monitoramento realizado diariamente nas praias.

Sete tartarugas foram achadas mortas só entre o Gunga e o município de Jequiá da Praia, mas o Biota ainda segue até Feliz Deserto e Coruripe.

De acordo com o biólogo Bruno Stéfanis, do Biota, as falésias são também local de desova de tartarugas, e foram encontrados ninhos nas areias, que foram sinalizados com estacas e bandeiras.

Os ninhos serão mantidos na região e acompanhados para que, daqui a cerca de dois meses, no período de nascimento, seja avaliado se é necessário adiar a soltura no mar.

Também foram achadas manchas na Barra de São Miguel, registradas por frequentadores. Veja vídeo:

Os achados de óleo serão informados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e às prefeituras das localidades para limpeza.

De acordo com o último levantamento do Ibama, de ontem, 156 localidades no Nordeste já foram afetadas com manchas de petróleo.

Gostou? Compartilhe