Mais de 530 toneladas de óleo e areia contaminada foram retirados das praias de AL

Publicado em 22/10/2019, às 17h17
Em Japaratinga e Maragogi, o trabalho de mutirão prossegue com a participação de homens da Marinha, reeducandos, técnicos e voluntários do IMA, além de trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários/moradores da região | Felipe Brasil
Em Japaratinga e Maragogi, o trabalho de mutirão prossegue com a participação de homens da Marinha, reeducandos, técnicos e voluntários do IMA, além de trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários/moradores da região | Felipe Brasil

Por Redação TNH1

Mais de 533 toneladas de óleo e areia contaminada foram retirados das praias de Alagoas, segundo informações do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), via assessoria de comunicação do Instituto do Meio Ambiente (IMA). As operações de limpeza acontecem diariamente desde que manchas de petróleo cru começaram a aparecer no litoral do Nordeste no fim de agosto.  

De acordo com o GTA, a maioria deste material foi recolhida no município de Japaratinga, Litoral Norte de Alagoas. 

Em Japaratinga e Maragogi, o trabalho de mutirão prossegue com a participação de homens da marinha, reeducandos, técnicos e voluntários do IMA, trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários/moradores da região. Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) faz o trabalho de análise da situação dos estuários.

As ações desta terça-feira (22) seguiram espalhadas pelas praias do Estado. Na Barra de São Miguel, está previsto para esta quarta-feira (23) mais um mutirão com a participação da equipe mobilizada pelo setor de educação ambiental do IMA. O problema no local é a continuidade de pequenos fragmentos que têm aparecido em um trecho com mar mais aberto.

Já em Maceió, fragmentos de óleo foram encontrados na praia de Ipioca, nesta terça-feira (22), e a prefeitura da capital enviou trabalhadores da equipe de limpeza para recolher o material.

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) encaminhou 49 custodiados do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) para se juntar a 46 reeducandos dos regimes aberto e semiaberto que já participam dos mutirões de limpeza em Japaratinga.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) fez nesta terça a distribuição de material (pás, peneiras, ciscador, carros de mão, sacos plásticos, luvas) para Japaratinga, Barra de São Miguel, Roteiro e Coruripe.

Gostou? Compartilhe