Mais de 45 mil eleitores alagoanos podem ter títulos cancelados; prazo é até dia 6

Publicado em 04/05/2019, às 12h41
Ilustração/TRE-AL
Ilustração/TRE-AL

Por TRE-AL

Mais de 45 mil eleitores alagoanos que não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas correm o risco de ter o título cancelado. O prazo final para regularizar a situação termina no dia 06 de maio e, até o momento, pouco mais de 3% do total de eleitores nesta situação compareceram aos cartórios eleitorais do Estado.

Dados iniciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontavam que 47.594 eleitores alagoanos precisavam regularizar sua situação. Até esta quarta-feira (24), apenas 1575 haviam comparecido aos cartórios para evitar o cancelamento de seus documentos, representando um percentual de apenas 3,3% do número inicial.

“Estamos divulgando estes dados há quase dois meses e, infelizmente, os eleitores não compareceram para efetivar suas regularizações. Nos preocupa em dois sentidos, especialmente: a formação de filas nos últimos dias do prazo final e a quantidade de pessoas que terão contratempos por conta da situação eleitoral irregular”, lamentou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

O presidente do Tribunal ressalta, ainda, que cada turno de um pleito corresponde a uma eleição e que as eleições suplementares também contam para efeito de cancelamento. “Alertamos os alagoanos para que consultem a situação eleitoral com a máxima antecedência possível para evitar as filas e transtornos dos últimos dias do prazo”, lembrou o desembargador.

Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título, basta acessar o site www.tre-al.jus.br e procurar a área “Serviços ao Eleitor”. Após, na opção “Situação Eleitoral”, preenche o nome completo e a data de nascimento, e o serviço indicará se o título está irregular ou regular. No caso dos eleitores que podem ter o título cancelado, a mensagem orientará a procurar um cartório eleitoral.

Entre os impedimentos para o eleitor que não regularizar sua situação estão: obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concorrência pública ou administrativa da União, obter empréstimos bancários, inscrever-se e tomar posse em cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, praticar qualquer ato para que se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Em Alagoas, os cartórios eleitorais funcionam, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, para o atendimento ao público. Em Maceió, o posto do TRE/AL que fica na Central Já do Maceió Shopping funciona das 8h às 17h, também de segunda à sexta-feira.

Gostou? Compartilhe