A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizou ao longo de 2023 um conjunto de ações de drenagem para melhorar o escoamento das águas pluviais na cidade. As ações resultaram na retirada de 3.564,34 toneladas de entulhos das tubulações de drenagem, com o auxílio de caminhões de hidrojateamento e robôs de inspeção, um aumento de quase 200% em relação ao ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Além disso, foram realizados outros serviços que também atuam diretamente na melhora do funcionamento de toda a rede de drenagem, como a recuperação, reconstrução e implantações de rede de galerias. Também foram desobstruídas 1.471 bocas de lobo em bairros de toda a capital.
“Trabalhamos diariamente para melhorar a infraestrutura de Maceió e garantir que o nosso sistema funcione de modo a reduzir ao máximo os impactos causados pelas chuvas na cidade”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Livio Lima.
A título de comparação, em 2022, o total de entulhos retirados do sistema de drenagem foi de 1.231 toneladas. O aumento na quantidade se deu por conta dos investimentos realizados pela Prefeitura de Maceió. O órgão municipal passou a utilizar caminhões de hidrojateamento capazes de realizar maior varredura dentro das tubulações e que antes não faziam parte do dia a dia das equipes de manutenção de galerias.
Entre os materiais retirados ao longo do ano, foi possível encontrar desde carcaça de motocicletas até capacetes, que foram descartados irregularmente dentro das galerias pluviais.
O descarte irregular de lixo e outros materiais é um dos principais vilões da drenagem urbana. O acúmulo de resíduos nas galerias pluviais obstrui o escoamento da água da chuva, provocando alagamentos e transtornos para a população.
Canais de atendimento - A Prefeitura de Maceió dispõe de um canal de comunicação para que o cidadão solicite a coleta de resíduos volumosos, através do número 0800 082 2600 ou do Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que realiza os agendamentos da coleta.
A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até sete dias úteis.