Aproximadamente 120 kg de mel clandestino foram apreendidos em feiras livres e mercados da parte alta de Maceió, nessa terça-feira (15). A apreensão do mel clandestino ocorreu por conta de uma operação nacional do Ministério Público Federal e Polícia Federal, que investiga o uso falso do selo SIF (Serviço de Inspeção Federal). O selo serve para atestar produtos dentro dos padrões sanitários para comercialização.
LEIA TAMBÉM
“A Vigilância Sanitária realizou o recolhimento desses produtos e fez o descarte no aterro sanitário da capital. Esse tipo de conduta acarreta grave risco à saúde da população, que consome um produto fora de todos os padrões das boas práticas sanitárias”, destaca Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió.
Durante as fiscalizações, foram identificados produtos de abelhas sem padrões de identidade, qualidade e de segurança. Os locais foram autuados e, devido à gravidade das infrações, para proteção da saúde pública, os produtos foram apreendidos e descartados no aterro sanitário da capital.