Maior referência no jornalismo gastronômico de Alagoas, Nide Lins recebe comenda na Câmara de Vereadores

Publicado em 05/08/2022, às 11h56
Fotos: TNH1
Fotos: TNH1

Por TNH1

Maior nome do jornalismo gastronômico de Alagoas, a jornalista Nide Lins recebeu na manhã desta sexta-feira, 05, a Comenda Senador Arnon de Mello. A honraria foi entregue em sessão solene na Câmara Municipal de Maceió. 

Referência nacional na divulgação da gastronomia alagoana, Nide Lins é autora das três edições do Guia de Gastronomia Popular Alagoana e este ano completa 10 anos de seu prestigiado Blog no Portal TNH1

Em sua trajetória, Nide não apenas tem divulgado os sabores de Alagoas como também muitos chefs, que ganharam notoriedade a partir da divulgação da jornalista. 

Na luta pelo reconhecimento da gastronomia no estado, Nide foi uma das pioneiras a se dedicar ao jornalismo gastronômico em Alagoas. “Inovei porque eu fui falar de quem muita gente não conhece, de quem fica atrás da cozinha, das pessoas mais simples”, diz a jornalista.

A comenda ‘Senador Arnon de Mello’, que reconhece o trabalho da jornalista pela contribuição para a edificação da gastronomia popular alagoana, foi proposta pelo vereador Eduardo Canuto, que justificou a homenagem destacando que “ela entende tudo de como a gastronomia alagoana pode evoluir e ampliar o espaço que já conquistou no cenário nacional.”

Na presença de familiares, amigos e pessoas que integram o mundo gastronômico de Alagoas, a blogueira do TNH1 celebra o destaque que a gastronomia alagoana vem ganhando ao redor do país. Cobrindo e dando dicas de lugares para comer e se hospedar em Alagoas, a jornalista conquistou um um selo de aprovação no cenário gastronômico.

“Nide é um patrimônio da gastronomia alagoana. Ela é importantíssima porque ela leva a gastronomia democrática do estado e agora vem acumulando uma série de homenagens que contribuem com o nosso setor”, afirmou Marcos Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

Em seu discurso, a jornalista reforçou a importante parceria entre os empreendores gastronômicos de nosso estado e encerrou refletindo sobre o drama de fome que atinge a população alagoana. Não vamos mais incentivar armas, queremos arroz e feijão na mesa do povo alagoano”, diz Nide.

Também foram homenageados na sessão o senhor Carlos Galvão - Título de Cidadão Honorário de Maceió; e Luiz José do Monte Vasconcelos (in memorian) - Comenda Governador Afrânio Lages.

10 anos de TNH1 - este ano entra para a biografia da jornalista, quando ela completa 10 anos de publicações em seu espaço dedicado à gastronomia no TNH1. O "Blog da Nide Lins" virou referência para quem busca dicas de onde comer bem na capital e no interior alagoano. 

Diariamente, de segunda à sextas-feiras, Nide destaca dicas que vão dos mais sofisticados restaurantes ao caldo de cana com pastel da feira, provado e aprovado por ela. 

Guia da Gastronomia Popular Alagoana - Em fevereiro deste ano, Nide lançou a 3ª edição de seu  “Guia da Gastronomia Popular Alagoana”, em uma disputada tarde de autógrafos. nesta edição, ela  buscou resgatar algumas tradições que podem estar com os dias contados em Alagoas, como o doce de jaca cristalizado.

"É o doce de tulipa, que só duas mulheres fazem, em Porto de Pedras. Uma tradição de um doce maravilhoso e só conheço elas duas. Você faz o mapeamento dessas tradições, dessa cozinha simples, tanto para as pessoas visitarem e conhecerem, como também para inspirar os futuros profissionais, mostrar que essa gastronomia faz parte de um legado", comentou a jornalista.

Gostou? Compartilhe