LEIA TAMBÉM
O jornalista e escritor Magno Martins lança hoje, às 17 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, seu livro “O estilo Marco Maciel”, a biografia de um político brasileiro, que tinha como principal característica ser bastante discreto.
Rui Palmeira, ex prefeito de Maceió e filho do saudoso Guilherme Palmeira, que foi grande amigo de Marco Maciel, está convidando amigos seus e do seu pai para o evento no IHGAL.
Curiosamente, Guilherme Palmeira seria candidato a Vice-presidente da República, na chapa de Fernando Henrique Cardoso, mas logo no início da campanha abriu mão da indicação e foi substituído por Marco Maciel.
Marco Maciel foi deputado estadual, presidente da Câmara dos Deputados, governador de Pernambuco, Ministro da Educação e da Casa Civil, senador e duas vezes vice-presidente da República, nas gestões de Fernando Henrique Cardoso.
Segundo Magno Martins, “a obra retrata a trajetória de um dos políticos que mais exercitaram a prática do diálogo em busca de consensos, com destaque para o processo de redemocratização do País, quando abriu uma dissidência no antigo PDS em apoio à candidatura de Tancredo Neves ao Planalto, em 1985.”
O livro tem depoimentos inéditos dos ex-presidentes FHC e José Sarney, além da viúva Anna Maria Maciel – este último sobre os 10 anos em que Maciel ficou afastado da vida pública em decorrência do Mal de Alzheimer, doença que o levou à morte em 2021, em Brasília.
O prefácio de “O estilo Marco Maciel” é assinado pelo ex-senador Jorge Bornhausen e tem apresentação do jornalista Marcelo Tognozzi.
O primeiro lançamento se deu em agosto, na Academia Brasileira de Letras, onde Marco Maciel assumiu a cadeira pertencente a Roberto Marinho, das Organizações Globo.
Amanhã Magno Martins faz o lançamento do livro em Aracaju.
LEIA MAIS
+Lidas