Ben, um menino de apenas 6 anos, encontrou uma simples pedra em uma praia inglesa em 2021. Três anos depois descobriu que o artefato tinha 50 mil anos de existência.
LEIA TAMBÉM
Durante um passeio pela orla da praia de Sussex, na Inglaterra, Ben achou uma pedra escura com formato peculiar. Encantado, ele levou o objeto para casa, sem saber do quão valioso aquilo poderia ser.
No final de 2024, Ben descobriu que a pedra era, na verdade, um machado de mão usado pelos Neandertais (Homo neanderthalensis). A peça seria de 50 mil anos atrás.
A descoberta foi feita após a mãe de Ben, Emma Witten, ficar curiosa sobre a procedência da pedra. Ela encaminhou um e-mail para James Sainsbury, curador de arqueologia e história social do Worthing Theatres and Museum e obteve uma resposta surpreendente.
Recebo e-mails como esse o tempo todo, especialmente sobre achados na praia, e geralmente são apenas seixos que parecem engraçados. Mas assim que vi a foto, pensei: 'É um machado de mão neandertal do Paleolítico Superior'. É um achado absolutamente incrível James Sainsbury, Live Science
O especialista revelou que machados de mão neandertais são pequenos e escuros, têm dois lados e eram utilizados para quebrar ossos. Por conta dessas características, é possível diferenciá-los de machados usados no Paleolítico Médio ou Inferior, ao menos em Sussex.
Sainsbury também identificou que o objeto poderia ser um artefato de mão Musteriano.
"Daquele período neandertal muito tardio, quando seus dias estavam chegando ao fim na Europa e na Grã-Bretanha". Alguns cientistas acreditam que os machados musterianos foram utilizados pelas últimas gerações de neandertais daquela região.
Depois da troca de e-mails, no dia 24 de novembro de 2024, Ben, agora com nove anos, e sua família, levaram o artefato ao Worthing Museum e Sainsbury pode confirmar que era, de fato, um machado neandertal.
Por conta do ótimo estado do machado, o profissional acredita que o objeto tenha ficado enterrado embaixo d'água a maior parte do tempo. Além disso, ele explica que a peça é muito rara já que a densidade neandertal era muito baixa.
Ben e sua família emprestaram o machado de mão neandertal para o Worthing Theatres and Museum, onde o objeto ficará em exposição até fevereiro deste ano.
+Lidas