Uma campanha com objetivo de salvar vidas! Foi com essa ideia que pessoas de vários lugares de Maceió compareceram neste sábado (10) ao Hemoal, no bairro do Trapiche da Barra, para doar sangue. Ao todo, cerca de 150 pessoas atenderam ao convite da Igreja Universal do Reino de Deus para ajudar ao próximo.
LEIA TAMBÉM
A ação ocorre todos os anos e, esta semana, já passou pelas cidades de Coruripe e Arapiraca. De acordo com o pastor Daniel Spina, coordenador da campanha, o objetivo da doação "em massa" é contribuir com quem mais precisa. “Quando ajudamos o próximo, pensamos como Deus. Nessa ação, consequentemente, a gente acaba ajudando as pessoas que estão mais necessitadas, já que aqui no Hemoal podemos notar que existem várias pessoas que necessitam de todo tipo de sangue.”
Para a arquiteta Milena Azevedo, que doou sangue pela primeira vez, a experiência acaba gerando um sentimento de satisfação. “Eu confesso que antes tinha receio de ser doadora, sempre inventava uma desculpa. Mas, conversando com alguns amigos que já são doadores, me conscientizei sobre a importância da doação de sangue. Agora, a cada 3 meses estarei por aqui”, garantiu.
Estoque
Devido às chuvas dos últimos dias, o número de doadores diminuiu bastante e no mês de junho a demanda por sangue é ainda maior, segundo explica Renata Rocha, assistente social do Hemoal. “O estoque da gente está muito baixo, necessitando de todo tipo de sangue. Como junho, infelizmente, é um mês que geralmente acontece um maior número de acidentes, principalmente queimaduras, uma ação como essa é importante para atrair mais doadores”, destacou.
Segundo o Ministério da Saúde, uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Para ser um doador, é necessário apresentar um documento oficial com foto, ter entre 18 e 69 anos, estar bem alimentado, ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas e evitar fumar duas horas antes e após a doação.
+Lidas