Maceió: vacinação de crianças de 5 anos sem comorbidades tem início nesta terça (1º)

Publicado em 01/02/2022, às 11h06
Secom Maceió
Secom Maceió

Por TNH1

Um dia após anunciar o início da vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de 6 anos, a capital alagoana avançou mais uma vez no calendário e já imuniza, nesta terça-feira, 1º, o público de 5 anos sem comorbidades. A informação foi divulgada nas redes sociais do prefeito JHC, no final da manhã de hoje.

A vacinação pediátrica acontece em espaços preparados para a criançada nos quatro pontos fixos, que funcionam no Maceió Shopping (Mangabeiras), no horário das 9h às 21h e na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel) das 9h às 16h.

Os quatros pontos contam com raias separadas e espaços temáticos para o público infantil. Maceió também está promovendo a ação "Domingo da Criança", quando os pequenos são recebidos nos postos de aplicação aos domingos por personagens infantis.

Dados divulgados hoje pela manhã pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que 10.970 crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e de 6 a 11 sem comorbidades haviam tomado vacina contra a Covid-19. As quase 11 mil crianças representam 11,24% da população pediátrica elegível para a vacinação.

As doses aplicadas, até então, são as da Pfizer na versão pediátrica. A Anvisa, no entanto, já aprovou o uso da CoronaVac na mesma versão também para crianças, a exemplo do que já tem sido feito em outros países.

Público - Seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a vacinação de crianças em Maceió começou com as crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades e seguiu em ordem decrescente, vacinando, agora, também crianças de 11 a 5 anos sem comorbidades. As demais faixas de público serão anunciadas à medida que houver disponibilidade de doses.

Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a caderneta de vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

Confira mais informações

Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias

Pessoas com deficiência - Plano de Vacinação

Gostou? Compartilhe