Após quatro dias de debates, a agenda de encontros do trade turístico com os candidatos a prefeito de Maceió terminou nesta sexta-feira (23), com a participação do deputado estadual Davi Filho. Além dele, os representantes das entidades representativas do setor apresentaram as pautas prioritárias do turismo na capital aos candidatos Alfredo Gaspar de Mendonça, JHC e Cícero Almeida, majoritários na disputa eleitoral.
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Os encontros, realizados a cada eleição municipal e estadual, têm o bjetivo de aproximar o setor com os candidatos e manter a parceria com o poder público, apontado como grande diferencial do turismo de Maceió no mercado nacional. É também por meio desse trabalho conjunto de fortalecimento do setor que a atividade turística cresce progressivamente na capital, com um faturamento que chega a mais de meio bilhão de reais por ano, segundo o Estudo da Cadeia do Turismo Alagoano 2019.
“Conversamos com os quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais para apresentar dados que mostram o impacto do turismo na capital, principal polo turístico do estado. Apresentamos nossas reivindicações e firmamos um compromisso mútuo para a continuidade da parceria público-privada, responsável pelo sucesso na geração de emprego e renda no setor, que representa 62% dos postos de trabalho gerados em Maceió”, explicou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), André Santos.
De acordo com a diretora executiva do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Danielle Novis, força econômica do setor reflete também na arrecadação municipal. “Foi uma semana muito proveitosa tanto para o trade quanto para os candidatos, que puderam conhecer efetivamente as demandas prioritárias de um setor fundamental para a economia da capital, não somente por ser um dos principais responsáveis por gerar emprego e renda, mas também pela arrecadação de impostos”, destacou.
Com 13 pleitos voltados para questões como saneamento básico, ordenamento da orla, promoção e estruturação do destino, infraestrutura, meio ambiente, revitalização de atrativos turísticos e qualificação de mão de obra, o documento entregue pelo trade aos candidatos apresenta ao futuro prefeito ações emergenciais para o turismo, setor central da economia de Maceió.
“Com esses encontros, tivemos a oportunidade de ouvir os candidatos e antecipar os anseios e preocupações do setor para que o futuro chefe do executivo municipal tenha um direcionamento prévio sobre nossas prioridades e necessidades. Os debates são fundamentais para ampliar o diálogo, fortalecer o destino e garantir a continuidade da parceria com a Prefeitura de Maceió”, avaliou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Thiago Falcão.
Sem essa interlocução permanente entre a iniciativa privada e o poder público, de acordo com o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), Carlos Palmeira, não há avanço no turismo. “Esses encontros, que já acontecem há muitos anos, representam nossa união de propósitos e o compromisso do setor com o desenvolvimento do município, do estado e de nossa atividade. O turismo ainda tem muito a entregar e contribuir com a economia local, mas para isso é preciso que haja essa parceria com o poder público. Sem isso, não há avanço nem desenvolvimento”, pontuou.
Além da ABIH-AL, Abrasel-AL, ABAV-AL e MC&VB, participaram do encontro a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Alagoas (Abrajet- AL),o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL), Sindicato das Emopresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur) e a Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur).
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