Maceió tem 80% da população totalmente vacinada em meio à alta de casos da Covid

Publicado em 13/01/2024, às 18h02
Edvan Ferreira
Edvan Ferreira

Por TNH1

O número de casos de Covid-19 registrou alta no mês de dezembro e agora no começo de janeiro, em Alagoas, quando comparados ao cenário de quase todo ano de 2023. Conforme noticiado pelo TNH1 na última quinta-feira, 11, o primeiro boletim de 2024 confirmou 635 casos da doença nos primeiros nove dias do ano.

Os dados apontam uma média diária de 70,5 testes positivos para o coronavírus. Ao longo das últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem ressaltando a importância da vacinação completa. A pasta divulgou que aqueles que não concluíram o esquema vacinal ou não receberam a bivalente podem estar mais suscetíveis a complicações com a doença. 

Na capital alagoana, de acordo com dados do site Vacina Maceió, atualizados até esta sexta-feira, 12, pouco mais de 80% da população “vacinável”, cerca de 986 mil pessoas, está totalmente imunizada. Ao todo, foram mais de 2,4 milhões de doses aplicadas desde o início da vacinação, no dia 20 de janeiro de 2021.

Quem pode tomar a vacina no começo de 2024?

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou que vai seguir a estratégia de imunização do Ministério da Saúde. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação Infantil de 2024, a vacinação contra Covid-19 já está disponível para as crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos.

As doses do imunizante devem ser administradas nesse público, respeitando os seguintes intervalos: da 1ª dose para a 2ª deve esperar quatro semanas e da 2ª para a 3ª dose, oito semanas. O Ministério da Saúde orienta que as crianças que tiverem tomado as três doses em 2023, não vão precisar repetir a vacina em 2024.

O calendário do Ministério da Saúde contempla, também, neste momento, o reforço do imunizante para pessoas idosas com mais de 60 anos de idade, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Onde se vacinar? 

A Prefeitura de Maceió disponibiliza quatro pontos fixos (Maceió Shopping, Pátio Shopping, Saúde da Gente e CAT Praia), além de 16 Unidades de Saúde, para a vacinação da população em geral. 

Gostou? Compartilhe