Maceió sedia Congresso Nacional de Magistrados

Publicado em 25/05/2018, às 09h52

Por Redação

O prefeito Rui Palmeira participou, na noite desta quinta-feira (24), da solenidade de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. O evento é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e traz como tema desta edição “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”. Esta é a segunda vez que o congresso acontece na capital alagoana, após um intervalo de 41 anos entre as edições.

“Após 40 anos, Maceió tem o prazer em receber este grande evento novamente, do qual a Prefeitura é parceira na realização. Estamos recebendo mais de mil magistrados de todo o Brasil que irão discutir os rumos do poder judiciário, os rumos do país. Temos visto que o judiciário tem estado no foco de decisões importantes e esperamos que aconteçam bons debates em prol da melhoria da magistratura”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi um dos homenageados durante a solenidade de abertura do congresso. Toffoli destacou que o protagonismo do poder judiciário se dá pela força da sociedade e é sua forma de buscar que o Estado e instituições públicas se manifestem e busquem soluções justas para o país.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, explicou a escolha do tema do congresso.”É a principal questão que pretendemos responder, pois todos os temas relevantes ao Brasil têm chegado ao judiciário e ao mesmo tempo nós percebemos uma politização da justiça e a judicialização da política. Por isso escolhemos esse momento para colocar este tema em discussão e debatê-lo, seja no ambiente jurídico, filosófico, científico ou cultural”, pontuou.

“Nós magistrados iremos discutir amplamente o tema principal do nosso congresso durante três dias. O objetivo é que o assunto seja do conhecimento de todos, do jurista ao cidadão, onde alguns temas serão trabalhos de forma mais direta e outros de forma indireta, colocando em análise o processo de judicialização e a politização em torno de assuntos pertinentes. Mas para se chegar a um denominador comum é necessário a união de todos em torno do mesmo propósito e só assim conseguiremos vencer os desafios encontrados nesse processo de construção através do congresso”, informou o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara.

O evento acontece durante toda a sexta-feira e vai até o meio-dia do sábado (26). São aguardadas as presenças da presidente do STF, Cármem Lúcia, e da procuradora-geral, Raquel Dodge. O prefeito Rui Palmeira voltará ao congresso nesta sexta-feira (25) para participar do painel “A judicialização no Poder Executivo”.

Turismo

O XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados trouxe para Maceió mais de mil pessoas que irão conhecer a gastronomia, a cultura e belezas naturais durante os três dias de evento, movimentando a economia do município.

Confira a programação completa aqui.

Gostou? Compartilhe